Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

domingo, 17 de junho de 2012

«ESCRITOS SOBRE A GUERRA DE ESPANHA» - LEON TROTSKI

                                                                              CAPA


                                                                         ROSTO








«ESCRITOS SOBRE A GUERRA DE ESPANHA»
´A REVOLUÇÃO ESPANHOLA` (1931-1939)
  LEON TROTSKI (TROTSKY)
Introdução: Pierre Frank
Selecção e revisão de textos: J. Cabral Fernandes
Tradução: P. Mendes
1ª edição em português - Fevereiro de 1976
Edição nº 660
DOCUMENTO E ENSAIO
EDITORIAL ARCÁDIA
LISBOA
321 págs.
Marguerite Bonnet (Copyright)




Logo no início, J. Cabral Fernandes, encarregado da selecção e revisão dos textos contidos neste livro adverte (Lisboa, 20 de Outubro de 1975):


«Os textos que hoje se reúnem em volume sob o título de ´Escritos sobre Espanha` , foram redigidos por Trotski entre 1930 e 1940, já no exílio. Uns foram publicados já no tempo de Trotski, sob a forma de artigos, em jornais trotskistas ou coligidos em brochuras. Outros ainda, escritos sob pseudónimo e com circulação muito restrita, principalmente em cartas ou boletins internos das organizações da Oposição Internacional de Esquerda e IV Internacional.
À excepção de um livro publicado em 1931, em S. Paulo, Brasil (Ed. Unitas), esta é a primeira obra em português com os principais textos consagrados por Trotski à Revolução Espanhola de 1931-1939.
Esta selecção não é de modo nenhum completa nem teve a preocupação de o ser, pois reúne apenas os textos que nos parecem mais importantes para a compreensão da Revolução Espanhola, as suas lições, o seu significado histórico e político.
A tradução dos textos foi feita a partir da edição americana com o título «Spanish Revolution (1931 -
- 1939»), publicada em Nova Iorque pela ´Pathfinder Press` em 1973.






«A Revolução Espanhola foi a grande esperança não só da classe operária espanhola como de todos os trabalhadores europeus. Viram a possibilidade concreta de por em xeque o «fascismo» e até de o obrigar a recuar...Alguns comunistas soviéticos e outros bateram-se em Espanha por não saberem como combater o «estalinismo»  na União Soviética...»


«A selecção e revisão dos textos aqui incluídos foi elaborada antes do 25 de Novembro de 1975, altura do fim do chamado ´Verão Quente` em Portugal e havia similitudes com a situação espanhola de então...de aí se considerar o seu interesse para os MARXISTAS REVOLUCIONÁRIOS PORTUGUESES!»




http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2011/01/lespagne-libre-espanha-livre-actualite.html
http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2009/08/mourir-madrid-lhisroire-vecue-de-la.html

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue