Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

«A Inquisição Espanhola» - A. S. Turberville

                                                                       CAPA




«A Inquisição Espanhola»
  A. S. Turberville (1888-1945)
(Arthur Stanley Turberville)

Tradução: Cabral do Nascimento
Capa: João da Câmara Leme
Série «O Livro de Bolso Histórico» - n.º 22
Texto integral
Portugália Editora
Lisboa, s/d (1960?)
190 págs.

Título original: «The Spanish Inquisition»
Direitos reservados para língua portuguesa
Portugal e Brasil
´Copyright` de Oxford University Press
Londres

A «Portugália Editora», bem como outras Editoras do fim dos anos 50 e início da década de 60, decidiu publicar, como já se fazia no estrangeiro, obras em formato de bolso com o conteúdo integral, traduzidas em regra de publicações estrangeiras! Lançou, assim «O Livro de Bolso» - ´Uma Biblioteca Completa`. Seria editada em ´Séries` , tais:

«Série o Livro de Bolso Contemporâneo»
«Série o Livro de Bolso Clássico»
«Série o Livro de Bolso Histórico»
«Série o Livro de Bolso de Viagens»

Nota-se bem que existia em quem dirigia estas ´Séries` um desígnio ´progressista` e ´neorrealista`, próprios da época da ditadura do Estado Novo, com o fim de poder levar ao leitor uma visão da vida e do mundo que, caso a 'Censura` o permitisse, sempre alcançaria uma elite! Em todo o caso é de realçar que havia em Portugal algumas Livrarias onde se conseguia comprar mesmo o proibido, tais: Barata e Brito (Livraria 111, hoje Lácio), no Porto a Divulgação, do Fernandes, em Braga a Livraria do Victor, etc.

A presente obra, da autoria de um Professor da Universidade de Leeds, que alcançara grande prestígio mais pelas obras de divulgação séria, do que pela sua obra de cariz científico, como refere o seu amigo e colega Professor David Douglas da Universidade de Bristol, como se pode constatar em «Notes and News».
Dado que esta obra data de 1932 e procura ser equilibrada nos seus juízos e apreciações, se bem que que é parca em referência bibliográficas, que surgem quase sempre no corpo do texto e raras vezes em pé de página. Além disso no fim do livro não vem referida qualquer lista bibliográfica!
Mas, como referíamos,  remontando a única edição original a 1932, ainda era de certo modo aceitável a sua tradução e edição em Portugal quase 30 anos após o seu lançamento na Grã-Bretanha!
Pelo que me foi dado perceber quando fui à Internet, parece que a obra foi reeditada! Uma vez que esta edição se inicia com uma resenha biográfica de A. S. Turberville, de resto cheia de referências que pouco interessam ao leitor, tais o serviço militar cumprido na Grande Guerra (1914-1918) ou 1ª Guerra Mundial, e também de Instituições britânicas de prestígio, com designações que escapam ao leitor comum. É sem dúvida importante referir a sua presidência da «Historical Association», como certifica David Douglas!
Ora, reparei que a reedição em causa repete e divulga a parte final da referida resenha: « o leitor observará, um notável estudo, no qual não se sabe que mais admirar - se a profundeza da erudição, se o rigor da análise, se a magistral lição de imparcialidade. O público português, que tão pouco contacto tem mantido com os historiadores britânicos (no tempo da reedição ?!..), vai agora ter o ensejo de conhecer, em Turberville um dos seus mais significativos representantes.»
Acontece também que nessa resenha  apenas se referem a presente obra e «Mediaevel Heresy and Inquisition» (1920). O público interessado em conhecer este tipo de questões tem de ser informado através de livros de redação mais recente, até porque depois da morte de Francisco Franco em 1975 foi já possível o acesso aos arquivos até aí impossíveis de consultar!
Procurarei deixar no fim deste despretencioso ´post`, alguns ´links` que se me afiguram de interesse! Pois a recente Historiografia tem de ser tida em consideração


                                                               CONTRA-CAPA

                                                               Foto de A. S. Turberville


http://en.wikipedia.org/wiki/David_Douglas
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1468-229X.1945.tb00886.x/abstract
http://www.goodreads.com/author/show/2094678.Arthur_Stanley_Turberville
http://en.wikipedia.org/wiki/Historical_revision_of_the_Inquisition
http://publishing.cdlib.org/ucpressebooks/view?docId=ft396nb1w0&chunk.id=d0e8553


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue