Número total de visualizações de páginas

sábado, 30 de outubro de 2010

«O Segredo de Joanna D'Arc» - Péladan









«O Segredo de Joanna D'Arc»
      Péladan

Tradução de Violeta de Alcantara Carreira
Edições Cultura Brasileira

A figura  de Joanna D'Arc ainda suscita discussões. A Literatura e a História apropriaram-se da sua pessoa não para estudar-lhe os contornos humanos, e sim para a tornar obscura e lendária, ao arrepio de toda e qualquer consideração de ordem científica.
Péladan (1858-1918) procede de modo inteiramente diverso. Não a rebaixa, como fez Voltaire mas também não a eleva para fora da esfera do mundo real. Joanna encontra aqui o seu maior interprete. Não é uma deusa, mas uma heroína de proporções descomunais. A salvação da França, transfigura a donzela.
Ela é o génio em ação e a sublimidade do génio, por vezes não se confunde com os mistérios da divindade, tal como a nossa pobre imaginação concebe a divindade?
A explicação rigorosamente histórica de Joanna D'Arc, nenhum dos que dela se ocuparam no-la dá com poder de síntese que Péladan demonstra nesta obra de 121 págs. Tudo quanto se precisa saber a respeito do tempo e dos acontecimentos desencadeados pela donzela, encontram-se neste livrinho. é o seu grande mérito. A admiração pela guerreira lorena, longe de mirrar, aumenta ao contacto dessa análise admirável. Os fatores históricos que tornaram possível o seu advento, o objetivo perseguido pela heroína, o culto estético que ela alcança ainda hoje, tudo está admiravelmente estudado pelo grande esoterista Péladan!



DIVISÃO DA OBRA:

INTRODUÇÃO 7

I - A BELEZA DA DONZELA 11
II- A DONZELA E O DIABO 43
III-O SEGREDO DE JOANNA D'ARC 75
IV- JOANNA D'ARC E O MÉTODO HISTÓRICO 9


INTRODUÇÃO (PÉLADAN)

Os quatro estudos aqui reunidos mão se destinam aos que se acham no ponto de iniciação. Só interessam  àqueles que, mesmo em história, propendem para os desenhos e os esboços. Há ideias na ordem dos factos; quem não tem tempo para as realizar, deve oferecê-las àqueles que delas podem tirar maior partido.
Essa especialização, de origem alemã, que dirige a alta cultura e faz da história, menos um género do que uma carreira, interdita ao homem de imaginação a possibilidade de alterar os anais, se este não possui patentes, graus e licenças que o jacobinismo, zelosamente igualitário, colocou em todas as vias espirituais, para afastar os sintetistas. Neste estudo, procura-se primeiro reconstituir a beleza da Donzela - e isso  poderá servir aos artistas.
Analisa-se em seguida os dois processos - o de 1431 e o de 1449 - para estabelecer que as acusações canónicas da condenação, não foram canceladas pelo direito eclesiástico.
Enfim - o segredo da Donzela é revelado, indicando o método seguido, De aí quatro proposições:

´PROPOSIÇÃO ESTÉTICA` - Joanna D'Arc deve ser representada como anjo em vez de virgem
e santa.
´PROPOSIÇÃO DOGMÁTICA` - a atribuição feita ao Diabo, dos factos extraordinários, foi a causa de grandes crimes religiosos e continua a ser a origem de muitos erros.
´PROPOSIÇÃO HISTÓRICA` - a missão  de Joanna D'Arc foi uma obra franciscana e as forças religiosas tornaram-na possível, porque a sorte da Igreja estava ligada à da França.
´PROPOSIÇÃO TEÓRICA` - o sobrenatural literário do Antigo Testamento não é o mesmo que o sobrenatural histórico que nos mostra sempre suas origens e a sua lógica, sem por isso deixar de ser sobrenatural!





                                                         JOSEPHIN PÉLADAN



2 comentários:

Ricardo Rodrigues disse...

«Analisa-se em seguida os dois processos - o de 1431 e o de 1449 - para estabelecer que as acusações canónicas da condenação, não foram canceladas pelo direito eclesiástico.»

Pois mas foi canonizada, em 1920! (e primeiro beatificada em 1909)

Unknown disse...

E o livro foi lançado em 1913.

Pesquisar neste blogue