Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

«HISTÓRIA DA IGREJA» - PIERRE PIERRARD - EDIÇÕES PAULINAS (Versão brasileira do ´clássico` francês.)



«HISTÓRIA DA IGREJA»
PIERRE PIERRARD
TRADUÇÃO: ÁLVARO CUNHA
REVISÃO: LUÍZ JOÃO GAIO
EDIÇÕES PAULINAS
SÃO PAULO - 1982
NOVA EDIÇÃO: EDITORA PAULUS
ISBN: 8534903735
TÍTULO ORIGINAL: ´HISTOIRE DE L'ÉGLISE CATHOLIQUE`
Desclée & Cie, Paris, 1978


Esta ´História da Igreja (Católica), do saudoso PIERRE PIERRARD, bem elaborada, acessível, estruturada com delicadeza, vem suprir a falta de sínteses da ´História da Igreja`, para aqueles que desejarem conhecer as raízes do Cristianismo e o caminhar da Igreja no tempo. O Autor afasta-se do academismo, da erudição, das inúmeras citações bibliográficas, sendo seu objectivo colocar ao alcance do grande público uma síntese criteriosa. Não é um livro para especialistas, mas para iniciantes!
Sob títulos muito sugestivos, oferece ao leitor as articulações, o dinamismo, as tensões e os fracassos de uma evolução que nos faz compreender a caminhada da Igreja no Mundo.
Durante vários séculos, entre a Idade Média e até ao século XIX, a História era considerada como uma colecção de ´modelos` e os seus propósitos como uma ´lição`...Ora os ´ensinamentos da História não devem limitar-se a essas normas, baseadas no imobilismo do homem e das sociedades. As mais das vezes, a história 
da Igreja foi essencialmente uma ´História Eclesiástica`, isto é , um relato dos eventos relacionados com o clero!....Aí surgem as adaptações casuísticas...de aí a impaciência! dos ´reformadores` (falo em sentido geral!).
Na verdade, a história está imbricada no tecido da fé. que aí encontra não só assuntos exemplares, mas a  compreeensão do seu dinamismo, pois como nos diz a Constituição Pastoral (´Esquema XIII´), ´GAUDIUM ET SPES`, aprovada pelo Concílio II do Vaticano, II, 26: «o Espírito, que conduz o desenrolar dos tempos e renova a face da Terra, está presente nessa evolução».


NOTA: Este ´clássico` teve duas edições em Portugal, sendo a 2ª bastante bem traduzida e revista!
http://skocky-alcyone.blogspot.com/2009/07/historia-da-igreja-catolica-pierre_26.html


http://www.galeon.com/projetochronos/chronosmedieval/santiago/breve.htm

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue