Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

«As religiões Ignoradas» - Michelis Di Rienzi





«Les 

        religions 
    
                ignorées»
Michelis Di Rienzi

Libairie du Phare
Paris (Ve) - s/d
158 pags.


O Autor continua nesta obra a pesquisa encetada noutra sua obra ´Les Petites Églises`, já publicada na mesma Editora!

Esta obra, não sendo um dicionário no sentido estrito, vai apresentando as temáticas por ordem aleatória, porém com títulos bem definidos das várias correntes filosóficas e religiosas, por vezes ignoradas do público, até mesmo de especialistas!

Vivemos num século de ferro. O ódio surge bem visível em todos os horizontes. O materialismo e o ateísmo levam o desespero aos homens. Como será possível não nos voltarmos com simpatia para os últimos idealistas, para as almas nobres e obstinadas que ainda nos falam da Fé, do Ideal e da Esperança?

Decerto, as grandes Religiões oficiais professam doutrinas atraentes. Porém as suas Antífonas e Litanias são demasiado conhecidas. E acresce, confesse-se, ´rígidas`, porque há tantos séculos se instalaram no seu poderio, interessam-nos menos vivamente comparados aos velhos Ritos, pois porque não conseguiram a conquista do mundo, não deixam menos de sobreviver - ou que os pequenos cultos recém-nascidos, confidenciais, vibrando intensamente da combatividade que nos lembra os antigos Profetas e o entusiasmo dos Mártires.

As ´capelas` e os ´templos` que esta obra descreve surgem como um oásis de serenidade, no meio da tormenta, proclamando sempre a supremacia de um ideal.

Pequenas religiões ignoradas, ou que se acreditava estarem mortas, pequenas chamas ardentes e frágeis, continuam a arder e brilhar nos Santuários e nas almas!



Sem comentários:

Pesquisar neste blogue