Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

«CINQUANTE ANS D´HISTOIRE» // 1900-1950 - LUCIEN GENET ( 3 VOLS.)





«CINQUANT ANS D´HISTOIRE» // 1900-1950
Por LUCIEN GENET ( Agrégé de l'Université)
Prefácio por EDOUARD HERRIOT (de l'Académie Française) e Ex-Primeiro Ministro
Obra publicada sob a direcção de JACQUES WITMANN
3 Vols. In-4
Com numerosas ilustrações e reproduções fotográficas a preto e branco
e várias a cor!
ÉDITIONS TALLANDRIER - 1950


Quem tivesse a idade de 50 anos à data da publicação desta imensa e enriquecida obra, poderia afirmar ter visto nascer um mundo e desaparecer uma civilização. Quando do nascimento de Guilherme II, a Alemanha era a nação mais poderosa, porém a Inglaterra, a França, a Rússia, a Austria-Hungria podia dizer-se que rivalizavam com a Alemanha! A Europa ainda ocupava o cenário político internacional.
A guerra de 1914 precipitou uma evolução que, como afirmava e analisava de um modo brilhante, Daniel Halévy (´Essai sur l'accélération de l´histoire`) fez entrar o mundo numa era de tiranias! Provocou de imediato
o ´declínio da Europa`, A partir de 1920, surgiu uma nova geografia política da Europa...
A guerra de 1939-45 fez crescer a devastação antes iniciada, Como Alexis de Tocqueville anunciara, o mundo repartiu-se entre os E.U.A. e a U.R,S,S, !!!
Em suma o mundo viu surgir duas Instituições que agrupavam as nações: a S.D.N. , sediada em território neutro (Suissa) e a O.N.U. , sediada num país que não tinha querido entrar na primeira e agora tinha o privilégio de a acolher em Nova Iorque, sendo que possuía ´Direito de Veto` e ficava com a vantagem de acabar por ter duas representações diplomáticas, em quase todos os casos, das várias nações do mundo:
uma em Washington e outra em Nova Iorque!...

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue