Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

«ANGOLA« - 'Juventude em fuga' - Paula Maria - Prefácio de Vera Lagoa





  «ANGOLA» 
´Juventude em fuga`
Paula Maria
Prefácio de 
Vera Lagoa

Copyright: Paula Maria Costa Pereira
Braga Editora
Braga- 1977
163 páginas


Na época em que este livro foi publicado havia quem pensasse que os livros sobre as ex-colónias estavam a atingir a inflação.
Depende das obras, é evidente, de aí concluir-se que nunca são demais os livros acerca do continente africano, sobretudo sobre aquela África que foi portuguesa e que certos portugueses entregaram, impunemente, ao inimigo marxista.
Este livro da jovem angolana Paula Maria é, para além de um vigoroso documento de emergência, uma voz juvenil que se levanta contra a descolonização exemplar.  (?)
Aí a sua novidade, aí a sua verdade e a sua força!
Voz da juventude perseguida de África, «Angola, Juventude em fuga», vem trazer o testemunho mais vivo das horas conturbadas do ex-ultramar: o grito das novas gerações traídas!

-Excertos do prefácio de Vera Lagoa:

´...Devo confessar que me senti aterrorizada quando me falaram em prefaciar o livro duma jovem. 
Dir-me-ão que isto nada tem a ver com o livro de Paula Maria. Pois tem. Tem e muito. Explica o meu terror...o pânico de ter de ler (até ao fim) um primeiro livro duma rapariga que eu nunca vi. Que não conheço.
Eu fui, por razões que não vêm aqui, uma ´jovem` em fuga. Em fuga de um regime, em fuga da miséria.
Outra das razões, foi o facto de Paula Maria ser uma angolana. Eu sou moçambicana.
Quando uma rapariga de dezasseis anos descreve a sua fuga de Angola, num livro de cento e sessenta e oito páginas (de facto, 163), sem se queixar de ser violada, pronta a recomeçar a sua vida, escrevendo dia a dia a sua experiência (amarga), essa rapariga pode não vir as ser uma escritora...mas é e será sempre um repórter.

O seu livro, Paula Maria, é uma acusação...é um documento.

Nada mais tenho a dizer. Você é que tem. Por isso escreveu o livro. Este. Só tenho que repetir, para bom entendedor a frase:
´Entretanto a tropa portuguesa iria abandonar,
definitivamente, Angola, antes do tempo previsto.`


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue