Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

sábado, 6 de fevereiro de 2010

«ULTIMATUM» - MANIFESTO SENSACIONISTA ( 1917 ) -ÁVARO DE CAMPOS - SEPARATA DE «PORTUGAL FUTURISTA»



«Ultimatum» de Álvaro de Campos

Mandado de despejo aos mandarins da Europa! Fora.

Tudo daqui para fora! Tudo daqui para fora!
Ultimatum a eles todos, e a todos os outros que sejam como eles todos!
Senão querem sair, fiquem e lavem-se.
http://www.youtube.com/watch?v=Ja9Vercrab0&feature=player_embedded


O Methodo sabe-o só a geração por quem grito, por quem o cio da Europa se roça contra as paredes! ( ... ) Se eu soubesse o Methodo, seria eu-proprio toda essa geração! Mas eu só vejo o Caminho; não sei onde ele vae ter! Em todo o caso proclamo a vinda da Humanidade dos Engenheiros! Faço mais: «garanto absolutamente a vinda da Humanidade dos Engenheiros! (... )Proclamo a vinda de uma Humanidade mathematica e perfeita! Proclamo a sua Vinda em altos gritos! Proclamo a sua Obra em altos gritos! ...

Proclamo-A, sem mais nada, em altos gritos! E proclamo tambem: Primeiro: «O Superhomem Será, Não o Mais Forte, Mas o Mais Completo!» E proclamo tambem: Segundo: «O Superhomem Será, Não o Mais Duro, Mas o MAIS Complexo!» E proclamo tambem: Terceiro: « O Superhomem Será, Não o Mais Livre, Mas o Mais Harmonico! Proclamo, isto bem alto e bem no auge, na barra do Tejo, de costas pra a Europa, braços erguidos, fitando o Atlantico e saudando abstratamente i Infinito! ÁLVARO DE CAMPOS - «ULTIMATUM» .







Sem comentários:

Pesquisar neste blogue