Número total de visualizações de páginas

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Sobre a perseguição à religião pelos bolchevistas na Ucrânia , observada a partir da fronteira do rio 'Dniester' - «O império dos sem - deus» - Romance dos costumes soviéticos




«O IMPÉRIO 
       DOS 
SEM-DEUS»
Romance dos Costumes Soviéticos
PIERRE CROIDYS

Tradução de MORAES LEAL
Livraria Bertrand, Lisboa


O autor, Pierre Croidys, «Laureado da Academia Francesa e da Academia de Educação e de Auxílio-mútuo Social». Ilustrações de GRAND'AIGLE. 
Primeiro prémio de romances em língua francesa no Concurso Internacional de Romances sobre o Bolchevismo.



Os pescadores obscuros do Dniester

O sol ardente de Julho palheta de prata a superfície espelhante do Dniestre, fendida nalguns pontos por violentos remoinhos. A margens do rio extenso, muito distanciadas uma da outra, mais de afastam à medida que as perdemos de vista, como se gigantesco braço as repelisse para abrir passagem ao volume enorme das águas que vão perder-se no mar próximo.
Na extrema do horizonte a linha delgada e pardacenta que se enxerga, despida de arvoredo e quase erma de ondulações, denuncia o torrão fértil em trigais da Bessarábia, província russa anteriormente à guerra e pertença atual da Romania, região onde os homens gozam de liberdade.
Do lado onde nos encontramos, este litoral baixo, formado pelas areias aluviais e marginado por salgueiros cujos ramos desgrenhados se debruçam para as águas e nela imergem por vezes produzindo remoinhos ligeiros, pisamos a terra da servidão, do terror e da morte, o domínio dos ímpios: a URSS.
Como sabemos, a Ucrânia faz parte da União das Repúblicas Soviéticas.

Pescadores e camponeses da Ucrânia sentem-se amparados pela esperança de que um dia sejam expulsos os opressores e possam readquirir a liberdade de cor, de trabalhar e de viver. Indubitavelmente, o poderio dos inimigos é formidável, mas que valem eles perante Deus?




Sem comentários:

Pesquisar neste blogue