Número total de visualizações de páginas

domingo, 16 de novembro de 2008

«O Silêncio dos Animais» - Elisabeth de Fontenay




                                                   Capa: Marc Chagall, ´L'étable`, 1917





       «LE SILENCE 
          DES BÊTES» 
´La philosophie à l´épreuve 
     de l'animalité`
Elizabeth de Fontenay

´O SILÊNCIO DOS ANIMAIS`
´A filosofia posta à prova pela animalidade`
Ouvrage publié avec le concours du Centre national du livre
Fayard
Paris, 1998
784 págs.
Depósito legal: 
Janeiro de 1999
Nº de edição: 3362  
Nº de impressão: 1889V
ISBN: 2-213-60045-7
35-26-0245-04/7


Foi precisamente uma entrada sobre as injustiças cometidas contra os animais que me levou a referir um livro que encomendei há uns 7 anos, de Paris.

Vi uma referência a uma obra assinada por uma autora que me era familiar desde a década de 70: Elisabeth de Fontenay, professora de Filosofia na Sorbonne, de quem tinha lido uma obra interessantíssima - «Les Figures Juives de Marx»( 1973). 

Essa obra intitula-se: «Le Silence des Bêtes»  
´La philosophie à l'épreuve de l'animalité`

A autora ao longo de 780 págs., reflete sobre a «condição animal»; fala do que se pensava sobre essa condição na Antiguidade, do sacrifício oferecido aos deuses mas, de apesar disso, os animais terem um estatuto de seres «Animados»; os animais pensam? são dotados de razão? têm uma sensibilidade semelhante ao homem? deverá poder legislar-se a fim de impedir que sirvam de refeição? mas porque permanecem silenciosos?

Desde que Deus se fez homem, que Cristo se ofereceu em sacrifício qual cordeiro, quer dizer, desde a era cristã, a condição animal mudou radicalmente! Daí em diante os filósofos colocam o acento sobre o homem, chegando os animais a ser tidos como máquinas (Descartes) ou comparados a batatas (Kant).

Houve sem dúvidas exceções; Michelet denunciará profeticamente a injustiça feita aos animais e anunciará que persegui-los é perseguir a democracia.

No século XX, uma certa literatura compara o modo como encaramos os animais, com o modo como os homens se tratam uns aos outros; a desumanização pelo racismo, a doença, a velhice, a perturbação mental...
Este livro expõe com clareza o modo como as diversa tradições filosóficas ocidentais, dos Pré-Socráticos a Derrida, abordaram o enigma da animalidade!...

http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2012/06/as-figuras-judaicas-de-marx-les-figures.html 

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue