Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

«A construção do socialismo na União Soviética» - Evgueni Varga - «Capitalismo do Século XX»



«O Capitalismo do Século Vinte»
Evgueni Varga
Tradução: Luciano Martins
Capa de Eugênio Hirsch
Apresentação: Domar Campos
B U P
Biblioteca Universal Popular S. A.
Rio de Janeiro - 1963
Título original:
«Twentieth Century Capitalism»

Índice
1. O Capitalismo na passagem do Século
2. Antes da Primeira Guerra Mundial
3. A primeira etapa da crise geral do Capitalismo
4.A segunda etapa da crise geral do Capitalismo
5. O Capitalismo hoje
6. A nova (terceira) etapa da crise geral do Capitalismo

Nota: Evgueni Varga foi um economista soviético, de origem húngara, que era vastamente conhecido no Ocidente! Travara várias disputas com economistas ocidentais na famosa Revista «Fortune»! A interrogação que deixo: que levou um economista soviético, bem preparado e de postura ortodoxa, a escrever o que abaixo se pode ver. O chamado, «Testamento de Varga», encontrado na residência do General Grigorenko, um dissidente que fugiu para os EUA ?!



«A CONSTRUÇÃO DO
SOCIALISMO NA
UNIÃO SOVIÉTICA»
EVGUENI VARGA

Seguido do «Testamento Político» de E.Varga e 
outros Textos inéditos de Lenine
Apresentação de Roger Garaudy

 





Título original: «Le Testament de Varga»

Copyright: Wienwe Tagabuch
                     e
                   Éditions 
                   Bernard Grasset
                   1970

Tradutor: C. Oliveira
Capa:       J. Azinheira
Editor:     A. Ferreira
                  Porto
                  145 pags.
Reservados todos os direitos de tradução e 
reprodução para língua portuguesa


Na sequência da Revolução Soviética na Rússia, vários levantamentos ocorreram na Europa, particularmente na Alemanha (Berlim e Munique) e em Budapeste, na Hungria. São revoltas que conquistam o poder, de curta duração, mas todas elas vão servir, devido à sua derrota e consequente esmagamento, aos que pretendiam que tudo continuasse como dantes! Diga-se em abono da verdade que, por vezer, a prática de actos muito violentos da parte dos revolucionários ajudou a isso, como nos anos trinta vai acontecer na Espanha.

Gostaria agora de me deter em duas figuras de destaque não perdendo tempo com a abjecta pessoa do principal dirigente político, Bela Kun, homem de grande grosseria, que depois da derrota da revolução húngara se refugia na U.R.S.S. e passou a pau mandado de Estaline, no âmbito da Internacional Comunista  (Comintern)!
Refiro-me a Evgueni Varga e a Georg Luckácks. O primeiro destacado economista e o segundo grande homem da Estética e da Filosofia . Ambos irão ter projecção à escala mundial. Como nos diz Roger Garaudy, após a excomunhão da Jugoslávia em 1948, o cisma chinês dez anos mais tarde, a invasão da Checoslováquia em 1968, o problema da pluralidade dos modelos do socialismo tornou-se o problema central do movimento comunista. 

É exactamente a seguir à crise de Praga que é encontrado um denso texto apreendido em casa do General Grigorenko, sobre a U.R.S.S., chamado «Testamento de Varga».

Mas quem é Varga?

Varga era, em 1919, Comissário do Povo para as finanças e Presidente do Conselho Superior de Economia Nacional da República Soviética da Hungria, dirigida por Bela Kun. Depois da derrota da revolução húngara, Varga foi chamado para a União Soviética, em 1920, por Lenine, a fim de trabalhar no Comintern (o organismo de direcção da Internacional Comunista- «Terceira Internacional», fundada em 1919). Em 1927, décimo ano da Revolução Bolchevista, tendo sido esmagada a manifestação convocada pela oposição de esquerda, e que levou à expulsão de Trotsky do Partido Comunista, sendo exilado em 1928 para Alama Ata, no Cazaquistão e expulso de URSS em 1929, tornou-se director em Moscovo, do Instituto de Economia e de Política mundiais da U.R.S.S. e chefe da redacção da revista «Economia e Política Mundiais. Eleito membro da Academia de Ciências da U.R.S.S., em 1939, foi autor de obras fundamentais de economia política, das quais, algumas, provocaram profundas polémicas na União Soviética e no mundo inteiro, até à sua morte em 1964.

O texto, cuja autenticidade nunca foi posta em causa, verdadeiro «testamento de Varga», condensa uma experiência de quase meio século, quer sobre a nascença do modelo soviético, no tempo de Lenine, que ele conheceu, quer sobre o seu desenvolvimento no tempo de Estaline e dos seus sucessores.

Não se trata nem de um livro nem de um artigo, mas de um «konspekt», isto é , de um projecto de livro, de um resumo ou de teses, publicado pela primeira vez na revista clandestina policopiada «Phenix», sob a direcção de Galanskov. Varga usa o conjunto de textos que fazem parte do tomo 42 das obras completas de Lenine, onde este trava o último combate contra a burocracia e contra a ascensão política de Estaline.
Em 1917 a revolução Russa não se produziu segundo o cenário previsto, pelo chamado «socialismo científico», tendo-se Lenine defrontado com problemas excepcionalmente complexos. Lança a chamada 'Nova Política Económica' (NEP) e escreve a obra, «Mais vale menos, mas melhor' É interessante ter em consideração que Gorbachev quando lançou a «Perestroika» e a «Glasnost»,  também se vai servir como apoio teórico desses textos do Lenine que a morte já rondava.
Varga aborda a N.E.P. (Nova Política Económica), a colectivização forçada, os planos quinquenais e toda a história da U.R. S. S. !
O «Testamento de Varga» que significativamente tem por título : 
«A Construção do Socialismo na União Soviética», conclui-se dum modo sério, corajoso e também patético, com o que a seguir se transcreve:

(...)

«Realizar o comunismo, não é de modo nenhum aumentar as forças produtivas. O comunismo é antes de mais, o triunfo total do espírito democrático e socialista e da livre iniciativa das massas, fundado na auto gestão dos trabalhadores em todos os domínios da vida. Enquanto não começarmos a combater, progressivamente e conscientemente, as terríveis perversões da sociedade soviética,que são, de facto, a particularidade essencial do regime actual, o comunismo será impossível na União Soviética dentro de vinte anos como dentro de cem anos. Nestas condições, o único regime possível, será sempre uma paródia do comunismo. »


Índice

Prefácio de Roger Garaudy

Primeira Parte
       
         A construção do Socialismo na União Soviética - 'O testa-
                 mento de Varga'

Segunda parte 
      
        Os últimos combates de Lenine
                       Capitulo I - Contra a burocracia
                                          O 'Testamento político' de Lenine
                       Capítulo II - Contra o 'estalinismo'

Anexos

          Textos de Lénine analisados por Varga


                                      Os textos de Lenine são extraídos das «Oeuvres
                                      complètes de Lénine, (Éditions Sociales - Paris)



Sem comentários:

Pesquisar neste blogue