Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

domingo, 16 de novembro de 2008

PARA UMA ANGEOLOGIA - «O ANJO E O HOMEM»


«Cahiers de l' Hermétisme»

Éditions Albin Michel

DIRECTEURS

ANTOINE FAIVRE - FRÉDÉRICK TRISTAN

COMITÉ DE RÉDACTION
Ernst Benz, Henry Corbin, Gilbert Durand, Mircea Eliade,Henri-Charles Puech, Jean Servier, 
Jean Tourniac, Rolf Christian Zimmermann, Elemire Zolla




Na lista de livros recenseados ou simplesmente referidos neste espaço, vem indicado um dos «Cahiers de l'Hermetisme», cadernos dedicados a temas específicos, sendo cada tema abordado por um grupo de pessoas com provas dadas nessa área do conhecimento e aceites pelos seus pares.
O caderno por mim escolhido aborda uma temática que me foi sugerida pelo que li num dos «espaços» que habitualmente frequento! Trata-se de um dos «Cahiers de l'Hermétisme» ( Cadernos do Hermetismo ), com o interessante e belo título «L'Ange et l'Homme» ( O Anjo e o Homem ).
Este ´caderno` quer ser uma primeira tentativa contemporânea de abordagem da Angeologia - que se situa no próprio centro, no coração, do pensamento e da espiritualidade ocidentais. Esforça-se antes de mais por referenciar, dar indicações precisas, sobre os temas essenciais, esboçando as grandes linhas,os vectores, da tripla tradição abraãmica ( Judia, Cristã e Islâmica ) relativa à noção e à presença do Anjo.
O diálogo entre o anjo e o homem surge então, tanto como o conhecimento de Si e do Ser, quer como a tentativa de libertar a ´Centelha Divina` que se manteve presente em cada homem apesar da «Queda». Pelo anjo, é a própria alma que reencontra as suas asas. Analogamente, a luta com o anjo representa um apelo à purificação, à passagem para além, ao Retorno do ser para o interior de Ser, da centelha ao Fogo, da identidade perdida e reencontrada.

(Sobre ´l'Ange et l'Homme`, Cahiers de l'Hermétisme, Albin Michel, Paris.)

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue