Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 20 de abril de 2012

«OS JUDEUS» - ´FÉ E DESTINO` - PAUL DÉMANN




 «OS JUDEUS»
´FÉ E DESTINO`
PAUL DÉMAN
Tradução: Uma religiosa de Sion
Coleção «Sei e Creio»
´Enciclopédia do Católico do Século XX` - nº 134
Livraria EditoraFlamboyant- 1962
Brasil
Edição original: «Les Juifs» - ´Foi et DestinN`
Colection «Je Sais - Je Crois» - Nº 134
´Encyclopédie du catholique au XXème siècle`
Librairie Arthème Fayard
PARIS - 1961


Nota inicial: Foi em Setembro de 1952 que Robert Barrat apelou a Stanislas Fumet, 
e na qual participou G. - H. de Radkowski, ao lançamento de uma enciclopédia católica que evitasse os erros da velha ´apologética` !
Daniel Rops tomou a direção da coleção que tem a designação acima referida e foi
assistido pelo saudoso Jean-Marie Paupert!
Pensou-se no início incluí-la na CCIF - Centro Católico dos Intelectuais Franceses e mesmo na velha coleção «Ecclesia». Finalmente, optou-se pela Arthéme!...


A Igreja Católica encontrava-se no termo do Pontificado de Pio XXII e a ideia desta coleção serviu para dar aos leigos um enquadramento teológico que os preparasse para o Concílio Vaticano II, que na altura ainda nem se almejava no horizonte! 
Com João XXII e Paulo VI, tudo se facilitou e foi finalmente possível o lançamento de livros sem a necessidade de atacar outras confissões ou religiões!


A obra em epígrafe, foi por mim escolhida dadas as minhas raízes familiares e em homenagem ao Povo da AliançaA!


É interessante notar que a obra deveria ter-se chamado: Os Judeus nossos irmãos mais velhos (´Aînés dans la fois: les Juifs`) ! Os editores optaram pela designação 'Os judeus veteranos da Fé', num primeiro momento e depois acabou por ser editado com o nome acima. «Os Judeus» - »Fé e Destino»!


Ainda hoje, para muitos cristãos, a história do judaísmo termina com o nascimento do cristianismo ou, pelo menos, sepulta-se nas trevas de uma sobrevivência miserável e decadente. Não serão porém essas trevas as da ignorância, ou talvez, as trevas do desconhecimento que séculos de separação, de conflito e de ressentimento autorizaram e propagaram? Ora eis que o mundo cristão descobriu com surpresa que esse ´fóssil`  «Vive»; que depois da mais terrível catástrofe da sua história - seis milhões de judeus consumidos pelos fornos crematórios dos nazis retornou à Terra Santa e recriou um Estado judeu moderno: «Israel»!




Sem comentários:

Pesquisar neste blogue