Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

quinta-feira, 8 de julho de 2010

«PARA A HISTÓRIA DA CULTURA EM PORTUGAL» - ANTÓNIO JOSÉ SARAIVA ( 2 VOLS. )


«PARA A HISTÓRIA DA CULTURA EM PORTUGAL» - VOLUME I
ANTÓNIO JOSÉ SARAIVA

1º edição, 1946
2º edição. Julho de 1961
3ª edição, Abril de 1969
4º edição, Junho de 1972

PUBLICAÇÕES EUROPA-AMÉRICA

Trabalho dos mais justamente célebres de ANTÓNIO JOSÉ SARAIVA, constituído por um conjunto de ensaios que se notabilizaram pela serenidade e penetração dos juízos críticos, pela isenção da doutrina, pelo rigor da informação e pela abundância da documentação, a obra em dois volumes «PARA A HISTÓRIA DA CULTURA EM PORTUGAL» é neste momento de viragem
nacional e mundial, uma ousada superação da rotina e do lugar-comum, um desfazer de mitos e preconceitos, uma verdadeira e corajosa revisão dos pontos de vista fundamentais da cultura portuguesa.
´Aqui se põe o problema da cultura em Portugal ou, mais precisamente, o da viabilidade da cultura em portugal como sintetiza o próprio autor no prólogo do volume I.
Este volume I surge em nova edição, a quarta. Nele se incluem, além da introduçao,em que ANTÓNIO JOSÉ SARAIVA esboça as perspectivas do seu trabalho, estudos de importância capital, como ´O Conflito Dramático na Obra de Garret`, ´Os Lusiadas`e o Ideal Renascentista da Epopeia`, bem como três ensaios sobre Oliveira Martins e o seu lugar na evolução da cultura portuguesa.



«PARA A HISTÓRIA DA CULTURA EM PORTUGAL» - VOLUME II
ANTÓNIO JOSÉ SARAIVA\1

1º edição, Novenbro de 1961
2ª edição, Julho de 1967
3ª edição. Julho de 1972

PUBLICAÇÕES EUROPA-AMÉRICA

Este volume II da obra de ANTÓNIO JOSÉ SARAIVA ´PARA A HISTÓRIA DA CULTURA EM PORTUGAL`, que abrange estudos quase todos publicados entre 1947 e 1960, é um livro informativo, enunciador de problemas e revelador de pistas; é um itinerário de trabalho.
Nele continua o autor a equacionar os problemas da cultura portuguesa, desde a base e à luz de uma situação inteiramente nova na nossa história, num momento em que o presente é uma rápida e perigosa curva para o futuro. Livro de história? Livro de um ´historiador da cultura`, apaixonado pelos problemas do passado, mas interessado nos problemas do presente e do futuro.
Livro de um homem que sabe que só o conhecimento e a inteligência do passado nos permitem assumir perante a história uma atitude activa e, portanto, transformadora.
Da ´evolução do teatro de Garrett`à ´expressão lírica do amor`na poesia de Garrett; de ´Júlio Dinis e a sua época` a Herculano e o problema da ´propriedade literária`; de Eça de Queirós a
Fernão Mendes Pinto; da ´as duas máscaras de Luís de Camões`a ´Correia Garção e a Arcádia Lusitana`; da Concepção da história em Fernão Lopes à concepção planetária da história em João de Barros; de Gil Vicente a Bertolt Brecht, ANTÓNIO JOSÉ SARAIVA patenteia, neste volume
em 3ª edição, a rosa-dos-ventos das suas inquietações e a problemática que o preocupa e absorve.




Sem comentários:

Pesquisar neste blogue