Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

domingo, 4 de julho de 2010

«CURSO DE LINGUÍSTICA GERAL» - Ferdinad de Saussure

«É evidente, por exemplo. que os problemas de linguística interessam, a todos os que lidam com textos. historiadores, filósofos, etc. Mais evidente ainda é a sua importância para a cultura geral: na vida dos indivíduos e das sociedades, a linguagem é um factor mais importante que qualquer outro. Seria inadmissível que o seu estudo se tornasse o feudo de alguns especialistas; muito ou pouco, ela a todos interessa; mas - consequência paradoxal do interesse que por ela temos - em nenhum outro campo germinaram mais ideias absurdas, preconceitos, miragens,ficções. De importância para o psicólogo, é contudo ao linguista que compete denunciá-los, dissipá-los, quanto possível.»

                                                                                                 Ferdinand de Saussure







«CURSO DE LINGUÍSTICA GERAL»
 Ferdinand de Saussure
Publicado por
Charles Bally e Albert Séchehaye professores na 
Universidade de Genebra, com a colaboração de
Albert Riedlinger, professor no Colégio de Genebra.
Tradução: José Victor Adragão
Nova Enciclopédia
Publicações Dom Quixote
Lisboa - 1992
6ª edição: fevereiro de 1992
Depósito legal nº 52933/92
ISBn 972-20-0056_X
Título original: «Cours de Linguistique Générale»
Éditons Pyot
Paris - 1971
Nota: A 1º edição portuguesa com o mesmo texto data
         de 1971, o que se pode constatar pela advertência
         do tradutor José Victor Adragão 
         (Lisboa, Julho de 1971)
         Estava incluída na Colecção ´Universidade Moderna` - 18


O ´Curso de Linguística Geral` dado por Ferdinad de Saussure na Universidade de Genebra, entre os anos de 1906 e 1911, e posteriormente publicado pelos seus discípulos Charles Bally , Albert Séchehaye, com a colaboração de Albert Riedlinger (dado que Saussure não ´escreveu` um livro) resultado da compilação e ordenação do material que constitui os três cursos, revelou-se tão fecundo que constitui ainda hoje a base dos estudos linguísticos modernos, para os quais teve uma importância incalculável. O tradutor optou por uma adaptação do texto, dada a distãncia da data das conferências e toda uma imensa produção na respectiva área! 
Teve, em particular, o mérito de definir pela primeira vez, e de maneira magistral, um certo número de conceitos-chave: a distinção entre língua e gala, a noção de língua como sistema, etc.
Doravante, não há sector das ciências humanas que não seja influenciado pelas pesquisas de Saussure, que representam, ao lado das obras de Freud, um dos fundamentos que permitiriam o seu prodigioso desenvolvimento ao longo do tempo.

O ´CURSO DE LINGUÍSTICA GERAL`, de FERDINAND DE SAUSSURE, CONSTITUI UM DOS FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS HUMANAS»

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue