Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

«As Origens da Ciência Moderna» - Herbert Butterfield





  

    «AS ORIGENS 
                DA 
  CIÊNCIA MODERNA»
HERBERT BUTTERFIELD

TRADUÇÃO: 
TERESA MARTINHO
REVISÃO DA TRADUÇÃO: 
CARLOS MORUJÃO
REVISÃO TIPOGRÁFICA: 
ARTUR LOPES-CARDOSO

COLECÇÃO PERFIL
EDIÇÕES 70, LDA. , 
LISBOA
Depósito Legal Nº 44849/91
ISBN 972 - 44 - 0836 - 1
TÍTULO ORIGINAL: 
 «THE ORIGINS OF 
MODERN SCIENCE»
UNWYN HYMAN, LYD.


Butterfield estuda a formação da ciência moderna, desde as polémicas acerca da natureza do movimento, que a partir do século XIV abalaram a escolástica tardia, até ao surgimento da química, com Lavoisier, em finais do século XVIII.

Pouco a pouco, emergem as conceções acerca do universo, da vida e do homem que, ainda hoje, constituem o essencial da nossa conceção do mundo - das hipóteses de Copérnico e das descobertas de Kepler, Galileu e Newton, passando pelo estabelecimento de uma explicação coerente da circulação sanguínea, até ao perfeito entendimento da natureza do ar, ou da combustão.

A revolução científica dos séculos XVII e XVIII é também inseparável da construção de instrumentos técnicos, graças aos quais o homem alarga, numa medida até então desconhecida, o seu poder sobre a natureza e o mundo. 

E o progresso científico é acompanhado pela ideia de divulgação das controvérsias e novidades científicas, estabelecendo-se assim, sobretudo a partir do início do século XVIII, um laço entre a revolução científica e a formação de uma nova ordem social a par de uma profunda mudança de mentalidades.

Por fim, o nascimento da moderna ciência da natureza representa o surgimento de uma nova conceção da história, acentuando-se a ideia, cujas origens remontam ao cristianismo medieval, de um progresso contínuo e indefinido, em contraste com a conceção cíclica, característica da Antiguidade clássica e ainda em vigor no Renascimento.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue