Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

sábado, 3 de julho de 2010

«ANTIGOS E MODERNOS» - ´Estudos de História Social das Ideias` - Vasco de Magalhães-Vilhena





      «ANTIGOS E MODERNOS» 
´Estudos de História Social das Ideias`
   Vasco de Magalhães-Vilhena
Edição patrocinada pelo 
´Instituto Português do Livro`
Capa: Soares Rocha
Livros Horizonte, Lda 
Lisboa, 1984 (Edição/Reimpressão)
344 págs.


Esta colectânea tem um duplo propósito:
1) Salientar a articulação do pensamento com a vida social que o viu nascer e do qual é solidário, fazendo ver como as estruturas sociais uma vezes favorecem e estimulam e outras dificultam ou até travam o seu curso, incremento e materialização;
2)Mostrar como o pensamento dos ´Antigos` catalisou em muitos casos o dos ´Modernos`, servindo-lhe de guia ou de inspirador.

No primeiro estudo ( ´Surto Técnico e Científico e «Blocagem» Social na Cidade Antiga`), esboçam-se alguns problemas relativos ao impetuoso surto técnico e científico no pensamento grego e a múltiplos aspectos de ´blocagem`social e ideológica na Cidade antiga. Procura-se, no estudo seguinte ( ´Da Ideia de  Progresso na Antiguidade`) pormenorizar o surgimento e a elaboração da ideia de Progresso na Antiguidade. Num terceiro estudo ( ´Bacon e a Antiguidade` ), em que se examina a complexa posição de Bacon perante a Antiguidade, posiciona-se a questão do valor do saber dos Antigos na época do renascimento das letras, da filosofia e da ciência, e analisa-se em particular o ´democritismo`de Bacon. Um quarto estudo ( ´Hegel e Anaxágoras` ), tem em vista destacar uma fonte mal conhecida do pensamento hegeliano: Anaxágoras. No quinto (´Ideia e Matéria` - A Teoria Força Material ), explana-se, pela primeira vez detidamente, a tese de Marx da «teoria força material» e a sua fundamentação. O sexto estudo (´Em torno da génese do idealismo filosófico de António Sérgio`), sobre a génese do idealismo epistemológico de António Sérgio, insere-se aqui por se considerar o pensamento sergiano caso ímpar e elo de ligação entre o pensamento clássico e o contemporâneo. O último estudo (´Marx: Racionalidade e Praxis`- Bosquejo de de um problema. ), acerca da racionalidade e práxis, visa dar a entender o sentido profundo da revolução teórica de Marx e a sua modernidade.


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue