Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 13 de outubro de 2009

«História dos Judeus em Portugal» - Meyer Kayserling


Obra publicada com a aprovação da Comissão Editorial da
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO









«HISTÓRIA DOS JUDEUS EM PORTUGAL»
               Meyer Kayserling

Tradução : Gabriele Borchardt Corrêa da Silva e 
                   Anita Novinsky
Introdução, atualização e notas : 
                  Anita Novinsky
Capa: Mário Tabarim

Livraria Pioneira Editôra
São Paulo (1971)
334 págs.
Título original: 
«Geschichte der Juden in Portugal» (1867)
Copyright: Istar Leiner (1867)




    Quase como uma força irracional os cristãos-novos buscaram refúgio na essência do judaísmo tradicional, e antepuseram como linha de frente à ideologia própria baseada nas ideias místicas de redenção messiânica e de martírio. Criaram, assim, uma capa de resistência que os fez aceitar o «tribunal da inquisição» e o criptojudaismo como parte do seu destino. Desenvolveram uma mentalidade que não foi nem judaica nem cristã, mas «cristã-nova». 
Com exceção daqueles que saíram do País e se estabeleceram onde podiam exercer livremente sua religião, voltando-se assim para a ortodoxia judaica, os que ficaram em Portugal acomodaram-se com o tipo de vida que se lhes impôs. 
E, por razões diversas, uma grande parte, depois de emigrada, retornava continuamente a Portugal. Ligava-os à pátria antiga raízes profundas, e essa ligação quase que indissolúvel com a terra de origem, é um dos aspetos talvez único da história do judeus da «Diáspora». No desterro, mesmo gozando de liberdades religiosas, os cristãos-novos continuaram a ser judeus-portugueses. Passadas várias gerações, já nascidos no estrangeiro, ainda continuaram na vida quotidiana a manter certos costumes e o idioma da sua sociedade de origem.

Anita Waingort Novinsky







Em memória do «Bom Samaritano» - ´Sam Levy' que regressou de Esmirna à terra dos seus antepassados, trazendo a chave da porta da sua residência dos seus maiores, mas o Terramoto de 1755 tinha destruído o que a cobiça dos opressores tinha roubado!






Sem comentários:

Pesquisar neste blogue