Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

«O 'Baath e a Pátria Árabe» - Kassim Sallam

DEDICATÒRIA
        'Em memória de todos os mártires 
         do Partido Ba'th Árabe Socialista, 
      que lutaram pelo triunfo de seus 
               princípios e pela libertação da Nação 
              Árabe, e que derramaram seu sangue
pela grande Pátria Árabe





«LE BA'TH ET LA PATRIE ARABE»
   KASSIM SALLAM
EMA - ÉDITIONS DU MONDE ARABE
PARIS, Première édition, Août 1982
ISBN 2-86584-006-9
447 págs.


O Doutor Kassim Sallam, membro do Comando Nacional do Partido Ba'th Árabe Socialista, 
(Partido Baas), nasceu em Taëz, no Yemen, em 1942. Começou por militar no seio do ´Movimento dos Ahrars Yemenitas` e ingressou muito cedo nas fileiras do Ba'th, em Aden, em 1958.
Afastado de Sanaa, devido à sua atividade política, o Doutor Sallam dirigiu-se para o Cairo, e de seguida para a Itália onde prosseguiu os seus estudos universitários. Foi aí, na Universidade de Perugia que obteve o seu Doutoramento em Ciências Políticas, defendendo a investigação, para a sua Tese, de que é objeto este livro (esta obra constitui o conteúdo integral do deu Doutoramento!).
O Doutor Sallam representou, no Oitavo Congresso do Partido Ba'th Árabe Socialista reunido em Damasco em 1965, a organização do Partido em Itália.
Foi eleito pela primeira vez, membro do Comando Nacional do Partido (a mais alta instância dirigente) a quando do Décimo Congresso Nacional que se realizou em Bagdad em Março de 1970. De seguida, foi reeleito para o Comando Nacional que se desenrolou igualmente em Bagdad. Continua a assumir numerosas responsabilidades militantes e nacionais.


O estudo universitário apresentado nesta obra obteve as mais altas distinções científicas. Contudo, distingue-se dos estudos académicos tradicionais. Com efeito o Autor não era à época da redação da sua Tese um simples estudante. Não redigiu essa tese nos bancos da Universidade nem no quadro de uma investigação científica abstrata. pois era par além de um investigador de qualidades reconhecidas, um militante de grande experiência e investido de importantes responsabilidades no seio da mais alta instância nacional do Partido Ba'th. O Autor preencheu uma importante lacuna para a compreensão do Partido Ba'th Árabe Socialista, a conjugação de dois modos de o encarar: um, objetivo e fiel, trazido do exterior; o outro, trazido do interior, vivo, juntando à análise objetiva a riqueza duma demanda motivada e inquieta do saber.
Nesta obra encontra-se uma exposição sedutora, homogénea, rica em elementos explicativos, da evolução histórica árabe. O estudo acompanha a ascenção da luta árabe revolucionária da qual o
Baas constituiu o núcleo essencial. Analisa o conflito entre árabes e os seus adversários e denuncia
as traições e divisões do movimento político árabe!


http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/polit_0032-342x_1982_num_47_4_3275_t1_1075_0000_4







                                                          KASSIM  SALLAM  SAÏD



Sem comentários:

Pesquisar neste blogue