«AS DUAS
CULTURAS»
C. P. SNOW
C. P. SNOW
TRADUÇÃO: Dr.ª IDALINA PINA AMARO
CAPA: HOMERO AMARO
NOTA: Existe uma nova edição/reimpressão datada de 1996, Editorial Presença - Pontos de Referência.
Em memória de SNU ABECASSIS!
CAPA: HOMERO AMARO
EM APÊNDICE «CIÊNCIA E GOVERNO»
COLECÇÃO VECTOR - V 01
PUBLICAÇÕES DOM QUIXOTE
PUBLICAÇÕES DOM QUIXOTE
226 pags.
TÍTULOS ORIGINAIS:
«THE TWO CULTURES: and «A SECOND LOOK»
CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS
1959, 1963, C. U. P.
CDU - 501
«THE TWO CULTURES: and «A SECOND LOOK»
CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS
1959, 1963, C. U. P.
CDU - 501
«SCIENCE AND GOVERNMENT»
HARVARD UNIVERSITY PRESS
1960, 1961 - Presidente e ´Fellows` do Harvard College
CDU - 623.73.
HARVARD UNIVERSITY PRESS
1960, 1961 - Presidente e ´Fellows` do Harvard College
CDU - 623.73.
A expressão «as duas culturas» - usada originalmente por C. P. Snow em 1959 - em breve passou a fazer parte das muitas línguas europeias em que a obra foi traduzida e discutida.
A análise do abismo que separa a «cultura» dos cientistas da «cultura» literária de inspiração clássica, e o seu diagnóstico dos perigos decorrentes da ausência de comunicação entre as duas, tornou-se um dos temas mais discutidos de todo o mundo culto. A tal ponto que alguém chamou a 'As Duas Culturas' «o trampolim necessário para que se repensem com frescura e sentido de urgência os problemas educacionais e a sua importância para o futuro da nossa sociedade». Concorde-se ou não com Snow, é impossível ignorá-lo, pois, como ele próprio escreve, «a inocência é o pior dos crimes».
A análise do abismo que separa a 'cultura' dos cientistas da cultura literária de inspiração 'clássica', e o seu diagnóstico dos perigos decorrentes da ausência de comunicação entre as duas, tornou-se um dos temas mais discutidos de todo o mundo culto.
No ensaio que completa este volume, Snow analisa os perigos que advêm, no mundo moderno, do facto de os homens que presidem aos destinos dos povos raramente compreenderem as consequências das suas decisões mais importantes, isto é, daquelas que pressupõem a utilização das grandes conquistas da ciência. De aí a necessidade, cada vez mais premente, de reformar profundamente os nossos conceitos educativos, de forma a vir a dar aos homens de ciência um maior sentido das suas responsabilidades humanas e aos homens de formação «clássica» - que ainda constituem a a maioria dos quadros de administração pública - uma compreensão mais exata dos caminhos que tecnologia moderna vai abrindo ao mundo.
NOTA: Existe uma nova edição/reimpressão datada de 1996, Editorial Presença - Pontos de Referência.
Em memória de SNU ABECASSIS!
Sem comentários:
Enviar um comentário