Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

«A República Americana» - Raymond Léopold Bruckeberger






A REPÚBLICA 
AMERICANA»
R. L. BRUCKBERGER

Tradução de 
Mercedes Zilda Cobas Felgueiras
Editora Fundo de Cultura
Rio de Janeiro - 1960
350 pags.


Traduzido do original francês:
´La Republique Américaine
Col. Problèmes et Documents
Gallimard
Paris- 1958


O Autor é um Padre Dominicano que é um ícone da cultura e da ´Resistência`, ocupando um lugar único na História da França do século XX (viveu entre 1907 e 1998). Condecorado com as mais altas distinções devido à sua luta contra o invasor nazi, arrostando com a  prisão pela ´Gestapo` e os sacrifícios da luta como um dos dirigentes do ´Maquis`!

O padre R. L. Bruckenberger foi cossignatário do saneamento dos homens de letras colaboracionistas, ao lado de Albert Camus, Michel Leiris, Gabriel Marcel, François Mauriac, Jean-Paul Sartre, Paul Valéry, entre outros!

Dado o facto do Cardel Suhard, Arcebispo de Paris, ter recebido na Catedral de Nossa Senhora de Paris, o Marechal Pétain, o Comandante alemão de Paris, o autor desta obra opôs-se veementemente ao desejo do General De Gaulle na escolha da referida Catedral para celebrar em  26 de Agosto de 1944, a Libertação de França do jugo Nazi-Fascista! Achava que a celebração deveria ter lugar na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias. Porém a sua vontade não foi respeitada!


A presente obra foi dividida pelo Autor em duas partes, ambas sob o tema da Revolução Política americana, quando da sua independência. O autor compara-a à Revolução Francesa, quase contemporânea. A segunda parte dedica-a à Revolução Industrial e Social, iniciada fazia 50 anos na América e que modificou profundamente toda a estrutura da sociedade. O Autor mantém na análise o seu método analógico e na segunda parte intenta uma comparação entre a Revolução Americana e a Revolução Bolchevista, no que concerne aos aspetos industrial e social.

Este alto dirigente da Resistência Francesa, distinguiu-se como homem de letras e pensador vigoroso da França do século XX. Podemos estar certos que a obra aqui apresentada não é, decididamente uma obra comum. Bruckenberger mantém-se fiel a uma tradição que vem de longe, a de Alexis De Toqueville e de James Bryce. Este livro é a análise da civilização norte-americana, no que tem de original e no que tem em comum com a Europa.

A obra é fruto de muitas viagens e leituras, de encontros e estudos pessoais através do continente americano.

Na introdução afirma o Autor: ´Estou convencido que os Estados Unidos resolveram, na essência, alguns dos problemas que mais atormentam a consciência europeia. A essa herança ocidental trazem eles uma contribuição positiva, a sua fecunda diferença, como, em outras épocas, a Inglaterra, a França ou a Espanha trouxeram suas contribuições e suas diferenças. Essa contribuição americana, como todas as outras, só difere porque é viva, e se não vemos desde logo como fazer concordar essa contribuição com a herança comum, é porque ainda não desenvolvemos suficientes esforços nesse sentido. Parecendo-me a descoberta desse país infinito ser de importância, tentei pelo menos compreendê-lo`.







´Images of America`Tradução em língua inglesa de 
C. G. Paulding e Virgilia Peterson
Introdução de Daniel Mahoney
1960


                                      PADRE RAYMOND LÉOPLD BRUCKBERG (1907-1998)

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue