Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

«A Democracia Americana» - ´Teoria e Prática`





    A 
Democracia 
Ame
   ricana»
´Teoria e Prática`
  Arthur A. Ekirch Jr. 
        (1915-2000)

       Tradução de 
     Álvaro Cabral 
               e 
Constantino Paleólogo
da 1ª edição, 1963.
Zahar Editores
Rio de Janeiro - 1965
325 pags.

Título original:
´The American Democratic Tradition`: A History'The Macmillan Company
New York
USA (1963)



O credo democrático, formulado pela primeira vez em Atenas, há quase três mil anos, continua sendo um artigo de fé moderno, constantemente revitalizado por novas interpretações, redefinições e críticas.

Não é necessário salientar a importância da democracia americana no mundo actual, havendo a respeito uma extensa literatura publicada, que vai dos manuais escolares às eruditas indagações sobre teoria e filosofia política.

Contudo até à publicação da presente obra, nenhuma outra havia ainda tentado investigar e analisar tanto a ideia quanto a prática da democracia em toda a  extensão da história americana. Destinou-se esta obra a satisfazer a necessidade de uma história da democracia americana considerada em termos de teoria e ideias sociais bem como de prática e realidade políticas.

A despeito das suas limitadas proporções, este livro apresenta  um sumário razoavelmente completo (e por que não ´premonitório` ?) da história da tradição democrática americana. Essa tradição não tem sido estática, mas, antes, dinâmica, afirmação que talvez seja ainda mais verdadeira no que concerne à relação com os anos recentes, com o realce crescente dado até há poucos anos à democracia social e económica.

Apesar do indiscutível progresso da democracia, muitos problemas - alguns já seculares - permanecem sem solução. A dificuldade de realizar a democracia na prática em sua plenitude não deve, contudo, implicar a nossa renúncia quer no que respeita ao passado, quer às esperanças no futuro.


Arthur A. Ekirch Jr. , escreveu dez livros, dezenas de artigos, e mais de cem resenhas de livros!

http://skocky-alcyone.blogspot.com/2010/07/reflexoes-sobre-revolucao-de-nossa.html

http://www.independent.org/aboutus/person_detail.asp?id=1373
http://www.historians.org/perspectives/issues/2000/0005/0005mem1.cfm

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue