Número total de visualizações de páginas

domingo, 28 de setembro de 2025

Manifesto dos Soldados Portugueses




 

      'Manifesto dos Soldados Portugueses'

Incitação à deserção dos militares à 'Guerra Colonial'

Porto (decerto!)

39 pgs

XIX Consignas

CAMARADAS SOLDADOS

'Armas do Povo' - 'Grito do Povo'

Janeiro  de 1972

Este ´Manifesto' circulou na Cidade do Porto. Tudo indica que foi lançado clandestinamente pelo OCMLP -  Organização Comunista Marxista Leninista Portuguesa, que editava o jornal clandestino 'O Grito do Povo'!

Chegou-me às mãos logo a seguir ao lançamento, se bem que ser alheio a essa formação política!

Documento precioso para aferir a luta contra o fascismo da parte de maoistas, por conseguinte com animosidade ao PCP, Partido  Comunista Português, acusado de dar libedade aos seus militantes de deserção com segurança para o estrangeiro ou partir para África! 

Havia indicações de possível contacto nas colónias, com camaradas que estivessem colocados nos três teatros de guerra: Guiné Portuguesa (Guiné - Bissau), Angola e Moçambique! Seria assim seria possível um trabalho de recolha de informações para  enviar para a Metrópole, nunca por escrito, antes por camaradas que vinham de férias, duas vezes por ano! 

Os camaradas formados em Direito poderiam nos 'Serviços de Justiça' impedir barbaridades contra os guerrilheiros aprisionados!

Importante, dada a cultura universitária, permitir aos Oficiais milicianos exercer influência sobre os Oficiais do Quadro Permanente!


                             


O Manifesto indicava moradas de acolhimento em vários países estrangeiros, como pode ver-se nas páginas digitalizadas!


                                       

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue