«Falando francamente
aos norte-americanos»
Gonçalo Mesquitela
'Ao Cair da Tarde'
'Diário de Moçambique'
Beira - 1957
24 pgs
Crónicas que Gonçalo Mesquitela escrevia para publicação no Jornal 'Diário de Moçambique', propriedade da Diocese da Beira, cidade capital da então Província de Manica e Sofala!
Foi fundado pelo primeiro Bispo da Beira, D. Sebastião Soares de Resende! Este Bispo considerava o 'seu' jornal, mais importante que uma 'Catedral', devido à influência que tinha na oposição ao Governo do Estado Novo!
O autor das crónicas que conheci ainda adolescente na Cidade da Beira, foi depois instalar-se na então Capital da Província de Moçambique, Lourenço Marques (Maputo)!
Tratava-se de um feroz defensor da permanência de Portugal em África, no caso vertente em Moçambique, com a perspectiva análoga à de Norton de Matos, se bem que este era um democrata e Gonçalo Mesquitela um apoiante indefectivel de Salazar!
É de notar que Norton de Matos publicou « Nação Una» em 1953, isto é dois anos antes da Conferência de Bandung . Quanto Gonçalo Mesquitela, em 1957 já tinham passado dois anos após a referida Conferência, de união dos povos colonizados e consequente direito à auto-determinação!
Ora a Política Ultramarina portuguesa falava de um só Império, de Lisboa a Timor!
O motivo desta publicação, no dizer de Gonçalo Mesquitela consistia em saber que as suas crónicas eram seguidas atentamente pelo Departamento de Estado!
Qual a causa desse interesse da Administração do Estados Unidos?!
Uma ano após a crise do Canal de Suez, na qual os Estados Unidos exigiram a retirada da expedição Anglo-Franca!
Trata-se de uma duríssima diatribe lançada à então política dos Estados Unidos quanto à descolonização em África
Gonçalo Mesquitela acusa o Governo americano de cinismo e dupla visão!
O autor virá a ser eleito para a então Assembleia Nacional e após o levantamento de 7 e Setembro na Capital de Moçambique, irá ser expulso bem como a família pela FRELIMO, com a nuência do Governo de Lisboa!
De notar que o 'Diário de Moçambique' era o jornal com maior credibilidade na então Colónia, sendo que o Bispo também fundou a Rádio Pax, com grande influência na Colónia!
Trancreve-se do texto, página 7 :
'Recebi uma agradável notícia. A de que certos sectores oficiais americanos teriam manifestado o seu interesse por alguns destes «AO CAIR DA TARDE»...aqueles em que me tenho referido à política que a sua diplomacia está definindo em África e no Médio Oriente. (Vide «Diário de Moçambique» de 3 e 10 de Janeiro: 1, 3, 17 , 24 de Fevereiro; 7 e 21 de Março e 2 de Abril de 1957.). Agradou-me saber isto não só pela alturas em que as reacções se deram, mas porque sempre agrada a quem escreve na Beira, saber que se acende a luz encarnada em Lisboa, nos serviços oficiosos da diplomacia americana, na Capital do Império.'
MOTIVO
OS AMERICANOS DENTRO DAS SUAS FRONTEIRAS
A EUROPA E A ÁFRICA VISTAS POR UM EUROPEU
O COLONIALISMO EUROPEU
A AMÉRICA E O COLONIALISMO
O duplo erro de apreciação
O EQUILÍBRIO AFICANO COM OS EUROPEUS E A SUA
ROTURA PROVOCADA PELOS E. U. A.
A REACÇÃO DE UM EUROPEU PERANTE A POLÌTICA
DOS E.U.A. EM ÁFRICA -O PERIGO DO COMUNISMO-
APELO FINAL
https://skocky-alcyone.blogspot.com/2012/10/a-nacao-una-organizacao-politica-e.html
https://skocky-alcyone.blogspot.com/2011/02/enquete-sur-lanticolonialisme-inquiry.html
.jpeg)
Sem comentários:
Enviar um comentário