Número total de visualizações de páginas

domingo, 11 de março de 2012

Propostas da «Comissão Organizadora dos E.I.G.'


       Propostas da 'Comissão Organizadora' dos 'Encontros Internacionais de Genebra',
                                         bem como de alguns intervinientes!


«Não é precisamente nesta hora em que as ideologias e os nacionalismos se obstinam numa oposição cada vez mais acentuada, com tudo o que esta obstinação comporta de angústia e ameaças, que é necessário promover os contactos entre os adversários, de os incitar a discutir, de instituir entre eles diálogos úteis para todos os homens de boa vontade - quer dizer, todos aqueles para quem as divergências de opiniões, mesmo profundas, não querem necessariamente emparelhar com o ódio, com a violência, com a guerra?
Há um problema que consiste em determinar por força de que escolha ou de recusa decisiva o homem ficaria em condições de salvar aquilo que deve sobreviver-lhe e de assegurar a passagem a uma civilização futura, preparando assim um novo humanismo em que ´o melhor do homem` achasse o princípio da sua concretização.
É nosso desejo que todos os conferencistas e convidados dos «Encontros Internacionais de Genebra» tenham a coragem de ir até ao fundo daquilo que pensam. Mas gostaríamos também que eles se preocupassem com o desbravamento de caminhos que os levassem precisamente a ´encontrar` os de outrem e os fizessem prosseguir na demanda de uma verdade que, sem ser a de uma escola ou  de uma doutrina, brilhasse universalmente.»


                                    A COMISSÃO ORGANIZADORA DOS 
                          «ENCONTROS INTERNACIONAIS DE GENEBRA»



«O ardente entusiasmo por iniciativas que pretendem reanimar os valores humanos e sociais fez de Genebra um centro internacional onde os eventos encontram larga ressonância nos meios políticos e culturais do mundo. De facto, de todas as manifestações intelectuais que se tentaram após a última guerra mundial são os «Encontros Interanacionasi de Genebra» que têm alcançado maior eco e mais duradouro prestígio. A comissão organizadora dos Encontros convidou um grupo de individualidades entre as mais conhecidas e representativas da cultura europeia não apenas para renovar laços culturais, mas sobretudo para promover e encorajar a reconstrução política e moral da Europa.
Os resultados destes Encontros podem resumir-se na comum e sincera aspiração da ´elite` intelectual europeia, em busca de uma solução para as crise contemporânea.» 


                                                                                             A.  NOBILLE-VENTURA


«Nos 'Encontros' não se trata de por de acordo deístas e idealistas, existencialistas e positivistas, católicos, protestantes e judeus. O mérito incontestável de uma empresa consiste precisamente no facto de permitir a pessoas de diferentes países que se ´encontrem`. E, assim os E. I. G. contribuem para quebrar as limitações que às ideias impõe o peso morto da geografia. Por outro lado - e é esse o seu mais visível mérito - os Encontros traçam uma pintura viva, apresentam uma espécie de comentário anual da civilização europeia - coisa preciosa para a descoberta de terrenos comuns a defender em comum.»


                                                                                             BERNARD  WALL



Sem comentários:

Pesquisar neste blogue