Número total de visualizações de páginas

sábado, 19 de novembro de 2011

«O Rei dos Reis» - 'Uma história de Jesus e as Suas palavras inspiradoras' - Philip Yordan






«O Rei dos Reis»
'Uma história de Jesus e as Suas palavras inspiradoras'
 Philip Yordan
 
Romance

Tradução: José Camacho
Coleção Cinema - 2
Portugália Editora
Lisboa-Janeiro 1962
221 págs.

Título original:
«King of KingsS»
by Samuel Bronston, Productions, Inc.



A vida de Jesus é o tema que mais tem inspirado escritores, pintores, escultores, músicos e artistas de todo o género. O cinema desde cedo foi atraído, como não podia deixar de ser, pela sugestão irresistível desse mesmo tema.

Este livro possui o interesse de ser não o argumento sobre o qual se baseou a grandiosa obra de Samuel Bronston, produzida pela Metro Goldwyn Mayer, mas o inverso, isto é a recriação literária de alguém que, tendo visto o filme, nos conta o que viu, tal qual um repórter a quem fosse dado o privilégio de assistir aos acontecimentos que iluminaram a história da Judeia, há cerca de dois mil anos

Esse repórter, Philip Jordan, estava presente, quando Pompeu, o cônsul romano conquistou a 'Cidade Santa' e ousou entrar no 'Santo dos Santos' do 'Templo de Jerusalém. A tragédia dos Judeus folheia uma nova página.

Mas Philip Jordan vai ser espectador de factos ainda mais espantosos. A conquista da Judeia é apenas o primeiro quadro da sua odisseia. Depois conhecerá Lúcio, o centurião romano, o homem que formara o carácter e a consciência na servidão militar e no princípio indiscutível de que as verdades de Roma, as ordens de César, são as únicas ordens deste mundo. Habituado a obedecer, mesmo quando a razão o aconselha em contrário, Lúcio Catão encontra-se em Jerusalém naquela noite em que Belchior, Baltasar e Gaspar seguem a Estrela que lhes anuncia o nascimento do novo Rei da Judeia.

Um obscuro centurião como tantos outros das legiões imperiais, entra na História ao introduzir junto de Herodes os três Reis Magos. Vai conhecer Jesus dentro em pouco, quando Herodes lhe ordena o massacre dos inocentes de Belém: vê-o na manjedoura, junto de sua Mãe: e sente pela primeira vez, aquela estranha, inexplicável força que o impede de levantar a espada sobre a criança rodeada por um halo de luz.

Lúcio voltará a encontrar Jesus, doze anos depois; e é ainda a mesma estranha força que o impele a salvar a mesma criança que vira no seu berço de palhas. Mas acreditaria alguma vez (se um profeta lho dissesse) que seria ele o advogado de Jesus, quando o divino Mestre comparece perante os tribunais romanos? Nessa hora começará a desaprender tudo quanto até então havia aceitado como lei. Surpreende-se a combater Roma, a Infalível, embora saiba que vai ser vencido, e este não é o menor dos prodígios num homem que, como soldado romano, estava habituado a combater por causas antecipadamente ganhas.

No entanto, no mais fundo da sua alma, uma doce voz lhe dizia que aquela Causa iria vingar no Tempo, nos séculos que haviam de vir!...


Nota: As dezasseis fotos que acompanham este livro, assim como a ilustração da capa, foram amavelmente cedidas pela Metro Goldwyn Mayer e são extraídas do grandioso filme realizado pela mesma empresa.


http://www.tcm.com/mediaroom/video/63505/King-Of-Kings-Philip-Yordan-A-TCM-Featurette-.html


1 comentário:

Maria Belém disse...

Gostava de ler este livro que deve ser muito interessante, já apontei todos os dados referentes a ele.
Obrigada por partilhar connosco estes seus conhecimentos.
Ficarei sempre atenta.

Pesquisar neste blogue