Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 21 de maio de 2010

EX-COMBATENTES // TRAUMAS DE GUERRA

                    Tabanca incendiada pelas tropas portuguesas, por 
                    colaborar com os guerrilheiros do PAIGC - Partido
                 Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde
                                               Foto: Guiné - 1965



Antes da dedicatória da obra 'Poesias' de Álvaro de Campos, impõe-se uma nota explicativa!
Quer os Alferes milicianos, Luís Alexandre e António Amadeu, combateram na antiga colónia portuguesa da Guiné, mais propriamente em Bigene. A povoação fica ao norte de Farim e quase mesmo encostada à fronteira com o Senegal, facto esse que causava graves problemas, pois o PAIGC fazia constantes flagelações a partir do território senegalês!
Ambos eram amigos e camaradas de quem faz este post e que estava instalado no Quartel-General em Bissau, pertencendo ao Estado-Maior, logo não operacional!
Sempre que vinham do mato a Bissau camaradas amigos era habitual acolhê-los nas instalações dos que estavam colocados em Bissau e receber, da melhor forma possível, quem precisava de repouso e diversão!
Acontece que o presente livro (aqui em scan) ficou à minha guarda, tendo desgraçadamente morrido ambos em combate, o Luís Alexandre e o António Amadeu!
Assim, acabou por ficar comigo e comigo está!
Coisas que o Império tece - Fernando Pessoa...

Dedicatória
«António Amadeu: No dia em que alguém parecesse compreender-me (e eu digo parecesse porque a própria realidade é uma aparência...) o melhor que eu poderia fazer, seria oferecer-lhe um sacrifício como os antigos (que nos criaram a nós). Pois a ti, António Amadeu, ofereço-te este livro que muito amo, pois é da criação dum desses antigos que me concebeu e contribuiu para a minha formação...como um Deus cria do barro (linda imagem esta!).
Espero que o continues a amar e que o espalhes por essa humanidade dele tão necessitada.

Obrigado
Luís Alexandre
Bigene, 15 de Janeiro de 1966


GRITA POR TEUS DIREITOS !!!!

À Comunicação Social e Autarquias

alertamos para o facto

de o País te dever o direito de seres apoiado, porque:

a Guerra continua dentro de vós.

Pretendemos que o Ex-Combatente conheça seus direitos,

e que o tempo de Serviço Militar e bonificações contem para a reforma.

......

Se és Ex-Combatente da Guerra Colonial e precisas de

apoio, contacta-nos.

ASSOCIAÇÃO DE APOIO AOS EX-COMBATENTES VÍTIMAS DO STRESS DE GUERRA

apoiar@mail.telepac.pt

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue