Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

«Da Noruega ao México» - Leon Trotsky





  «DA NORUEGA 
    AO MÉXICO»
'OS CRIMES DE STALIN'

  LEON TROTSKY

TRADUÇÃO REVISTA POR
EDMUNDO MONIZ

GRÁFICA EDITORA LAEMMERT S. A.
RIO DE JANEIRO - 1968
360 pags.

«Da Noruega ao México» constitui uma continuação da autobiografia de Trotsky - 'Minha Vida - e aborda justamente o período dos processos de Moscovo, quando Estaline liquidou os velhos bolcheviques, os companheiros de Lenine e fundadores da República Soviética, após os submeter às mais infamantes acusações.

Nesta obra, o ex-presidente do soviete de São Petesburgo (1905) e fundador do Exército Vermelho analisa a personalidade de homens como Zinoviev, Kamenev, Bukharine, Piatakov e muitos outros bolcheviques. Estuda, comenta e refuta as acusações formuladas por Estaline e sua ´entourage`, mostrando o significado social e político daqueles processos, que se traduzia na seguinte acusação: 
Vychinsky, o procurador do Estado, o inquisidor, e tantos outros, que então ocupavam os postos do governo soviético, foram mencheviques e mencheviques permaneceram até depois da guerra civil; e estes homens eram os que levavam às barras do tribunal os velhos bolcheviques, os companheiros de Lenine, os fundadores do Estado Soviético.

Trotsky, banido da URSS, ao tempo emque Stalinainda não tinha força para fuzilá-lo, não encontra quem lhe dê asilo na Europa. Até mes,o o Governo 'Social_democrata da Noruega não lhe permite permanecer no país. Só no continente americano uma nação, com as suas tradições democráticas e revolucionáris, decide recebê-lo!







Sem comentários:

Pesquisar neste blogue