Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

«O CONHECIMENTO INÚTIL» - ´Será que a Comunicação é o contràrio da Informação? `- Jean-François Revel





      «O CONHECIMENTO INÚTIL»
´Será que a Comunicação é o contrário da Informação? `
Jean-François Revel
Edição nº 104 252 / 5017
Depósito Legal nº 33365 / 89






«Nunca a comunicação foi tão abundante, tão rápida e tão imediatamente difundida por todo o mundo como nos nossos dias. É um facto indiscutível que vivemos, e vamos viver cada vez mais na era da informação.
Teoricamente, os responsáveis pelas decisões políticas, económicas, sociais e culturais trabalham nas melhores condições de sempre e. por outro lado, a opinião pública tem ao seu dispor a informação necessária para julgar e avaliar as decisões dos seus dirigentes. Na prática, contudo, as coisas não correm tão bem como se poderia esperar.
É exactamente este o facto que está na origem do presente livro ao longo do qual se levantam uma série de questões cruciais como, por exemplo: «Será que os inúmeros conhecimentos e informações de que dispomos nos conduzem a tomar melhores decisões?», «Será que desejamos utilizar o conhecimento que possuímos?» ou ainda: «Será que a comunicação é o contrário da informação?»
Partindo dos seus já conhecidos polémicos pontos de vista e da sua extraordinária capacidade demonstrativa, Jean François Revel oferece aos leitores uma vasta panorâmica dos problemas actuais da informação e da desinformação, levando-os simultaneamente a reflectir sobre o que a natureza humana deseja, ou não, para si mesma.»


...EXISTE UM FACTOR DECISIVO, NA INFLUÊNCIA QUE O CONHECIMENTO PODE EXERCER NA VIDA É O TEMPO. COMPREENDER DEMASIADO TARDE, É COMO NÃO COMPREENDER, OU, EM TODO O CASO, NÃO A TEMPO PARA AGIR UTILMENTE.
A BANALIDADE INTERESSEIRA QUE É DIFUNDIDA PELOS HOMENS DE ESTADO, SEGUNDO A QUAL A ARTE DE GOVERNAR CONSISTIRIA EM «DAR TEMPO AO TEMPO», NÃO PASSA DA MAQUILHAGEM DA IRRESOLUÇÃO.


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue