Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

«A DITADURA LIBERAL» ( O SEGREDO DE TODO O PODER DAS DEMOCRACIAS DO SÉCULO XX» - JEAN-CHRISTOPHE RUFIN



A DITADURA LIBERAL

- O SEGREDO DE TODO O PODER DAS DEMOCRACIAS DO SÉCULO XX -
JEAN-CHRISTOPHE RUFIN
«PRÉMIO ROUSSEAU 1994»
PUBLICAÇÕES EUROPA-AMÉRICA, 1995
Edição nº. : 104283 / 6212
Depósito Legal nº. 85410 / 95






«A civilização democrática venceu todos os regimes totalitários deste século (XX). Porquê? A razão prende-se com o facto de ela própria ser uma forma subtil e poderosa de ditadura. Ao contrário dos regimes baseados na repressão, esta ditadura da liberdade está dotada de uma estranha propriedade: é capaz de se alimentar de tudo quanto se lhe opõe.
Até que ponto a permanente tensão entre blocos contribuiu para o desenvolvimento e o avanço das democracias ocidentais? Pode afirmar-se que, pelo curso da História, a civilização liberal provou ser o melhor e o mais justo sistema político, ao permitir a formação da oposição e retirando deles a energia para o seu fortalecimento? Que outras dúvidas ainda nos reserva a história? A escalada de novos medos: o sul, a ecologia. a exclusão social? Certamente, Mas até que ponto não conseguirão as democracias ocidentais fortalecerem-se ainda mais através desses perigos?
Esta obra, da autoria de um dos mais conceituados analistas políticos franceses da nova geração e Prémio Rousseau de 1994, responde, de uma forma simples e objectiva, a questões pertinentes que muitas vezes pusemos e para as quais nunca obtivemos nem respostas nem dados relevantes.»

«PARA QUE SERVE ESTE ESCUDO DE ARMAS ATÓMICAS OU CONVENCIONAIS APONTADAS PARA O EXTERIOR SE O PERIGO VEM DO INTERIOR? SE, COM TODA A CERTEZA, É POR DENTRO QUE A SOCIEDADE SE DETERIORA LENTAMENTE?»


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue