Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 4 de junho de 2009

«A K » - 'A TESE E O AXIOMA' - Romeu de Melo






      «AK» 
'A TESE E O AXIOMA'
   Romeu de Melo
Porto- 1959
Edição do autor
Composição: 
Tipografia «Primavera, Ltd



O rapazinho estudioso sentiu um estremecimento interior, e ficou a pensar se seria aquele o sinal.

Ele temia um sinal, mas não sabia qual a sua forma nem a sua cor... As suas convicções tinham de ruir, e um monstrozinho interior - a deceção e o descrédito dos outros - havia de surgir-lhe na sua frente, para lhe dizer:

- Acorda! Todos os ideais da tua juventude se consumiram...

- Acorda! Acorda! Já és um homem.

E depois, pensava o rapazinho estudioso, o monstro havia de aparecer na sua frente, bamboleando-se como um arlequim pantomineiro, com os guizos a chocalharem e o seu chapéu de muitos bicos a dançarem-lhe na cabeça. E diria ainda:

- Estás acordado? Então, rapazinho estudioso, vai dizer pelo mundo que os que costumam sonhar - como tu fazias - ainda terão de haver-se comigo. Diz-lhes que lhes aparecerei na frente, para contar- lhes uma história feia, e convidá-los a abrirem os olhos da maturidade e da experiência.

Passados uns minutos de angústia, o menino estudioso revoltou-se contra aquela sua imagem. Quis expulsar de vez o monstrozinho que ele mesmo criara dentro de si, e gritou - lá para dentro do seu íntimo:

- Vai-te monstro! E vai tu dizer, aos jovens de todo o mundo, que eu serei eternamente jovem. Diz-lhes que eu nunca «abrirei os olhos» para desconfiar dos homens, e viver num mundo de esclarecida mesquinhez .
Anda ! - gritou com mais força, para dentro de si . - Vai contar a todo o mundo que jamais serei adulto!


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue