«ARCANO»

«O MUNDO SÓ SUBSISTE PELO SEGREDO»
(A R C A N O)
A obscuridade de uma doutrina pode subsistir apesar apesar de uma exposiçãp muito clara e completa.
Uma espécie de segredo prende-se ao simbolismo de qualquer expressão escrita ou falada, sobretudo em se tratando de um ensinamento espiritual!...
«Permanecerá sempre na expressão da verdade, alguma coisa de inefável!...não sendo capaz, apta, a linguagem, para traduzir as conceções sem imagens do Espírito. Enfim e sobretudo, o Segredo verdadeiro, como tal é averiguado pela sua natureza, e a ninguém é dado o poder de divulgá-lo. O Segredo persevera, mantém-se inexprimível e inacessível aos 'Profanos' , e só pode ser atingido com a ajuda de Símbolos!
Aquilo que é transmitido pelo 'Mestre' ao 'Discípulo' não é o próprio 'Segredo', mas sim o 'Símbolo' e a «Influência 'Espiritual'» que torna possível a sua compreensão; aqui entramos no terreno, no domínio em que se distinguem, sem cair na errada separação e mesmo oposição, «Esoterismo» e «Exoterismo»! São faces da mesma moeda!
Desde logo deparamos com o «Mistério», aquilo que se recebe em silêncio, de que não se pode falar, ou melhor, do que é difícil falar! (aspeto objetivo). Segue-se, ou melhor pode discernir-se, a característica ou qualidade de imperfeição da pessoa interpelada! (aspeto subjetivo ). Surge um último véu, aquilo que encobre a verdade e simultaneamente a exprime e, por isso, o seu cunho característico é ser 'inescrutável' ! (aspeto essencial).
Este último «aspeto», chamado «metafísico», é o que mais importa, pois é graças a ele que se unificam pelo interior todas as doutrinas «Tradicionais»!








