Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 13 de julho de 2023

«Socialismo Sem Dogma» - Sottomayor Cardia


 
                            «Socialismo Sem Dogma» = «Socialismo Na Gaveta» ?



 

  

«Socialismo Sem Dogma»

    Sottomayor Cardia

  Prefácio de Mário Soares

Editor: Francisco Lyon de Castro

Edição nº 4182/4198

Estudos e Documentos - 182

Publicações Europa-América

s/d (1984?)

1978-1979 (Escrito pelo autor)

(Revisto e actualizado pelo autor em 1981)

S-M Cardia

Nos dois 'posts' anteriores sobressaía um crítico de José António Saraiva, a propósito das opiniões por este expressas sobre o Maio 68! Esse crítico era Sottomayor Cardia!

Até 1970, membro do PCP, marxista-leninista teoricamente bem preparado, após a sua prisão em 1970, nota-se já um afastamento em 1971. Ter-se-á aproximado das posições da 'ASP', Acção Socialista Portuguesa, que em Dezembro de 1972 dará origem ao Partido Socialista, fundado clandestinamente na Alemanha, nas instalaçõe da poderosa «Fundação Friedrich Ebert»!

Em 1974, aparece numa posição de destaque, junto de Mário Soares e José Magalhães Godinho na mesa que preside, nas instalações da Reitoria da Universidade Clássica de Lisboa, ao I Congresso do PS na legalidade. Fora bem escolhido para condizer com o estribilho do PS à altura. «Partido Socialista, Partido Marxista»! Nessa época até o PPD se afirmava 'a caminho do socialismo'! 

Apesar de dificuldades no seu relacionamento com Mário Soares, que ao formar o I Governo Constitucional declarou que o 'Socialismo ficava na gaveta'. Ora Mário Soares era um excelente apaziguador de ressentimentos e S-M Cardia vai aproximar-se de posições moderadas. De aí a escrita e publicação da presente obra, «Socialismo Sem Dogma', uma espécie de apoio 'teórico' às necessidades da hora!

Chega o momento de dar lugar a palavras do autor, constantes desta obra:

«Eis um livro destinado a provocar controvérsia. O socialismo define-se por valores, não se identifica com um modelo económico. É um projeto de sociedade que luta pela igualdade de oportunidades e pela solidariedade entre os homens mediante a redistribuição da riqueza, a articulação de políticas fiscais e de rendimentos e preços, um certo tipo de planeamento da economia de mercado, a implantação de um forte poder sindical, o apoio ao cooporativismo. (Cardia apoia-se em António Sérgio e o cooperativismo)!

Vendo bem a texto da obra, António José Saraiva sentiu-se vingado das posições 'dogmáticas' de quem o atacou e procurou ofender!


https://skocky-alcyone.blogspot.com/2009/08/ainda-liberdade-para-portugal.html

https://skocky-alcyone.blogspot.com/2009/08/socialismo-sem-dogma-socialismo-na.html?m=1


 

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue