Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

'O HOMEM, UM SER SITUADO'


              «Eu sou eu e a minha circunstância, 
        e se não a salvo a ela, não me salvo a mim.»

                            Ortega y Gasset



Sendo o homem um ser situado (em situação), que etimologicamente é o mesmo que «sitiado», cercado. Nasce e vive em «estado de sítio», quer dizer como se estivesse em guerra; por vezes não temos presente a nossa condição de seres 'encarnados', logo, afetados pela hereditariedade, por aquilo que herdamos da espécie!...

Somos afetados por uma carga que nos remete à horda primitiva, ao clã, que para sobreviver acumula «coisas», e se deixa objetivar , coisificar, ('cousar') «reificar»...

Cada ser humano tem de ser ensinado, tem de aprender que como ´pessoa` deve, para se realizar, aprender a «Ser» !

Isso conduz á 'Individuação, à fuga dos atavismos próprios da «espécie»...é uma tarefa sempre a recomeçar. dia após dia. 

É o que Agostinho de Hipona, na esteira de São Paulo de Tarso, denomina de 'Pecado Original? 
 



Sem comentários:

Pesquisar neste blogue