«CONSIDERAÇÕES
SOBRE
FREDERICO
NIETZSCHE»
ROMEU DE MELO
COIMBRA EDITORA, Lda
1ª Edição - 1961
ROMEU DE MELO
COIMBRA EDITORA, Lda
1ª Edição - 1961
133 pags.
Em toda a obra que não seja uma mera recompilação de dados ou manta de retalhos laboriosamente cosidos, isto é, em toda a obra verdadeiramente original, encontramos sempre um ponto nuclear, um tema à roda do qual se agrupam, subsidiariamente, todos os restantes elementos que agem então como sub-estrutura, fundamentação ou emolduramento dessa temática predominante.
Em Romeu de Melo, esse ponto nuclear, essa temática central e centralizadora, consiste no conceito-base ´Homem Superior`. Este conceito age no pensamento do Autor qual ponto alfa (Newmann), referência de que se parte e a que sempre se volta, prisma para ver e compreender o Mundo de cujo reflexo se extrai a explicação de si próprio, sua razão e finalidade.
Porque é no ´Homem Superior` que se realiza o surto do conhecimento, é no seu ser que a espécie realiza o seu ponto mais alto e se marca o maior distanciamento do animal, porque é nele que se estriba toda a qualidade de Progresso e Civilização, poderemos reivindicar para ele o que possuímos de Conhecimento e ao que assistimos como Realização. E é esse conhecimento laboriosamente acumulado, é a compreensão do Mundo e dos seus fenómenos que, por ele realizados, nele se reflectem, explicando-o e definindo-o em sua natureza, numa interacção fértil de virtualidades. À luz deste conceito, se devidamente esclarecido, tudo o que poderemos abranger pela designação genérica de Ciência da Cultura se clarifica e se revela em novas formas mais exactas de significado.
O conceito tem os seus precursores que têm vindo a marcar os séculos desde a mais remota anatiguidade até à contemporaneidade. O mais próximo de nós, e aquele que maior influência teve na nossa Cultura, foi Nietzsche! Por isso o Autor dele se aproveitou para empreender a génese de tal conceito. Assim, Nietzsche surge especialmente perspectivado na sua característica de teorizador do ´Super-Homem`, como aquele que sonda as profundidades da psique humana tão heterogénea e compósita. Porém Romeu de Melo efectua uma observação subtil sobre um aspecto que atinge o que em Nietzsche é mais geral do ponto de vista filosófico, capaz de justificar e clarificar certos erros, contrasensos e arriscadas conclusões e ilações baseadas em princípios válidos: Nietzsche é profundo quando intui, e aí toca o cerne de verdades ignoradas pela maioria (´dichter`); porém, quando especula, distorce e trai relações evidentes, opõe ´negações` às conclusões tiradas de premissas que, no seu justo desenvolvimento necessitariam ´afirmações` (denker).
Desse facto já em 1953 Álvaro Ribeiro se apercebera de um modo diferente e mais profundo, na sua introdução à ´Origem da Tragédia`. Também na sua teorização do ´Homem Superior`se relecte este preconceito genérico.
Romeu de Melo procura corrigir incongruências observadas na obra de F.N., as tais ilações tiradas das finas e subtis críticas, das intuições do génio nietzschiano.
Este o principal interesse dest obra, o toque de originalidade que o estudioso procura, o aspecto inédito detectado e carente de registo.
Trata-se de um valioso contributo, tanto para uma melhor compreensão de Nietzshe e do seu pensamento como para a diluidação do tema «Homem Superior», ainda tão pouco tratado com o desenvolvimento que merece, e que a nossa crítica época exige.
Índice Geral
Introdução
I Frederico Nietzshe
A. O Filósofo e o Poeta
B. A Imagem e o Símbolo
II. A Filosofia dos valores
A. Nietzshe e os filósofos
B. Genealogia Científica do Pensamento
Nietzshiano
C. Diónisos e Apolo
D. Valores Nobres e Moral do Rebanho
III. A Filosofia do Super-Homem
A. Anti-Darwin
B. O Eterno Retorno e o Homem-Superior
IV. Conclusão
Índices
2 ª Edição
https://skocky-alcyone.blogspot.com/2018/12/origem-da-tragedia-frederico-nietzsche.html?m=0
2 ª Edição
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