«DEUS
E A PSICANÁLISE»
Victor White, O. P.
Victor White, O. P.
Prefácio de C. G. Jung
Apêndice de Gebhard Frei
Tradução de Belmiro Narino Figueira
LIVRARIA MORAIS EDITORA
LISBOA, 1964
408 pags.
Título Original: ´GOD AND THE UNCONSCIOUS»
HARVILL PRESS
LONDRES, 1952
http://skocky-alcyone.blogspot.com/2011/02/dios-y-el-inconsciente-god-and.html
Título Original: ´GOD AND THE UNCONSCIOUS»
HARVILL PRESS
LONDRES, 1952
´Freud, Jung e Deus`, ´Demónios e Complexos` ; eis aqui nada mais nada menos, três dos apaixonantes temas tratados neste livro.
A necessidade de diálogo entre a nova psicologia do inconsciente e a sabedoria e a fé tradicionais do mundo ocidental reconhecida por todos, porém até à data da publicação desta obra nada nem ninguém se tinha atrevido a um empreendimento desta natureza com tão sólido conhecimento de ambos os campos.
Circunstâncias de índole pessoal introduziram o Padre Victor White no mundo da psicologia profunda, e o autor escreve com una experiência que não se pode aprender com a simples leitura de livros. O P. White comprovou que este encontro do antigo com o novo apresenta exigências consideráveis aos que cultivam ambos os lados dessa temática. Contudo o Autor convence-nos de que o empreendimento vale a pena e de que pode trazer contributos da maior importância para remediar os males que afligem o homem moderno. Esta tarefa corresponde de um modo especial ao pastor de almas e ao psicólogo, mas não pode ser indiferente a ninguém.
Este livro é o fruto de estudos do P. White sobre a matéria ao longo de doze anos. Os resultados são com frequência radicalmente originais e constituem um desafio a opiniões em regra aceites. Foram amplamente comparados com os avanços e teorias da escola de Munique, e C. G. Jung, no seu prefácio, concede ´um valor particularmente alto à efectiva compreensão`, da sua obra, que mostra o Autor e rende ´rasgados elogios` à sua ´extraordinária imparcialidade` . Mas o P. White demonstra-nos que não é um junguiano incondicional, de estrita observância, nem insensível à importância do trabalho realizado por outros no mesmo terreno.
Já bem conhecido como ardoroso cultor da ´philosophia perennis` , especialmente a representada por Aristóteles e São Tomás de Aquino, e também como sugestivo expositor da teologia católica, o Autor mostra o que esta pode oferecer à nova psicologia e o que dela deve aprender.
O livro dirige-se ao leitor em geral mais que ao especialista.!
Prefácio do Autor
Prólogo de C. G. Jung
I - O Crepúsculo dos Deuses
II - Os Deuses Mendigos
III - O Inconsciente e Deus
IV - Freud, Jung e Deus
V - A Froneiras da Teologia e da Psi-
cologia
VI - Aristóteles, S. Tomás de Aquino e o Homem
VII - A Revelação e o Inconsciente
VIII - Psicoterapia e Ética
IX - O Analista e o Inconsciente
X - Demónios e Complexos
XI - Gnose, Gnosticismo e Fé
XII - O Deus que Morre
Apêndice: Da Psicologia Analítica - O Método e o
ensino de C. G. Jung, por Geghard Frei
Glossário
http://skocky-alcyone.blogspot.com/2011/02/dios-y-el-inconsciente-god-and.html
Sem comentários:
Enviar um comentário