«TROTSKI - O PROFETA
ARMADO»
(1879-1921)
ISAAC DEUTSCHER
ISAAC DEUTSCHER
Tradução de VALTENSIR DUTRA
Desenho de capa: Marius Lauritzen Bern
DOCUMENTOS DA HISTÓRIA
Desenho de capa: Marius Lauritzen Bern
DOCUMENTOS DA HISTÓRIA
CONTEMPORÂNEA
Volume 41 (581 págs.)
EDITORA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA
RIO DE JANEIRO, 1968
Volume 41 (581 págs.)
EDITORA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA
RIO DE JANEIRO, 1968
Título original: ´THE PROPHET ARMED`
TROTSKY: 1879-1921
OXFORD UNIVERSITY PRESS, 1954
TROTSKY: 1879-1921
OXFORD UNIVERSITY PRESS, 1954
Poucas personagens históricas foram tão ampla e amargamente discutidas como Leão Trotsky (Lev Davidovitch Brostein). Foi quase apagado, riscado, ignorado, durante trinta anos da história oficial da Revolução russa. Ainda hoje, após a chamada destalinização, não é encarado pela maioria das pessoas como pede e obriga o seu enorme, gigante papel na História!
A finalidade do malogrado e muito querido Isaac Deutscher, falecido inesperadamente em 1967,
quando estava a preparar a Biografia de Lenine foi, sem dúvida a de restabelecer. no que estava ao seu alcance, a verdade!
Tarefa imensa essa, só possível pela amizade crítica que o ligou ao organizador do Exército Vermelho, como o recurso de que dispôs, por autorização de Natalia Sedova, viúva de Trotsky, em consultar a título excecional as fontes de documentos disponíveis, nomeadamente o acesso aos arquivos pessoais de Trotsky, na ´Houghton Library` da Universidade de Harvard. Foi uma autorização única, excecional, pois L. T. deixou explícito só poderem os arquivos ser consultados cinquenta anos após a sua morte (de facto, o seu assassinato!) , a fim de evitar a perseguição e punição dos que com ele se relacionaram clandestinamente.
I. Deutscher teve de consultar os ´dossiers` da polícia tzarista (Okhrana), passando pela coleções de jornais revolucionários clandestinos anteriores a 1917. Deste modo e pela primeira vez, a fisionomia do companheiro de Lenine, do primeiro diplomata da Revolução, do fundador do Exército Vermelho, surgem na ´trilogia` de que a presente obra é o primeiro volume, em toda a autenticidade.
Um dos aspetos fundamentais da vida de Leão Troysky por Isaac Deutscher é a imparcialidade
do biógrafo.
I.D. não é dado a romantismos, nem a panegíricos do homem que admirava, mas que também criticava (especialmente ao desaconselhar a formação da IV Internacional). Por conseguinte a admiração por Trotsky não beliscou a faceta crítica da gigantesca obra.
A obra de Deutscher divide-se em três partes - ´O Profeta Armado`, ´O Profeta Desarmadio` e o ´Profeta Banido`
´O Profeta Armado`, vai de 1879 a 1921, isto é, do nascimento de Trotsky à guerra civil, na Rússia, após a tomada do poder pelos bolcheviques. No apêndice, encontram-se algumas notas preciosas sobre os escritos militares de Trotsky na guerra civil e na organização do exército vermelho, onde se vê que o estratega e o tático, no campo militar, têm a mesma grandeza do teórico marxista e do ativo dirigente da revolução de 1905 e de 1917. Abrange a formação dos partidos revolucionários, as grandes polémicas. Neste volume, encontram-se a revolução de 1905, a revolução de fevereiro e a revolução de outubro de 1917. A teoria da ´Revolução Permanente» é posta em prática com a transformação histórica da revolução burguesa em revolução proletária.
Disse Estaline, na «Pravda»: «Todo o trabalho para a organização da insurreição foi realizada sob a direção imediata de Trotsky, Presidente do Soviete de Petrogrado. Pode afirmar-se, com toda a certeza, que a rápida passagem da guarnição para o lado do 'Soviete' e a hábil organização do Comité de Guerra revolucionário, o Partido o deve antes de tudo ao camarada Trotsky.»
http://skocky-alcyone.blogspot.com/2008/11/tctica-estratgia-espao-tempo-guerrilha.html
Sem comentários:
Enviar um comentário