DO AUTOR DE
«L'ENSEIGMEMENT
DU MÉPRIS»
`
`
´VERDADE HISTÓRICA
E
MITOS TEOLÓGICOS`
JULES ISAAC
JULES ISAAC
FESQUELLES ÉDITEURS
PARIS, 1962
1ére Édition
DÉPÔT LÉGAL, 2e TRIMESTRE 1962
ÉDITEUR, Nº 677
IMPRIMEUR, Nº 2812
PARIS, 1962
1ére Édition
DÉPÔT LÉGAL, 2e TRIMESTRE 1962
ÉDITEUR, Nº 677
IMPRIMEUR, Nº 2812
195 pags.
Jules Isaac, Professor de História, Judeu, perdeu toda a família gazeada nas câmaras de morte do Campo de Concentração de ´Auschwitz` . Revoltado pela tristeza procurou fazer luz sobre essa chaga que consiste no ´Antisemitismo`. Já aqui, postamos a sua enorme obra, «Jésus et Israel».
A obra aqui referida «L'Enseignement du Mépris», foi editada em 1962, um ano antes da morte do autor (existe uma reedição na ´Grasset` efetuada em 2004, (ISBN 978-2246171829).
Diz-nos em suma Jules Isaac
Cita-se frequentemente este dito de Jesus - segundo o IVº Evangelho: ´Na casa de meu Pai há muitas moradas` (Jo, XIV, 2).
Ora o autor teme que haja ainda mais na casa de Satã. quanto mais não fosse para alojar as mil espécies de anti semitismo a mais virulenta das quais em nosso tempo é o aparecimento do anti semitismo racista do tipo hitleriano!
Pergunta Jules Isaac: será necessário desculpar-me por continuar a lutar para pôr a nu e se necessário extirpar as raízes cristãs do anti semitismo? Diz que não, pois na sua perspetiva são as mais profundas!
Seria melhor, dizem-lhe, fazer obra positiva; em vez de incriminar o ensino do desprezo, instaurar o ensino da estima!
Porém para Jules Isaac as duas atitudes vão a par. É impossível combater o ensino do desprezo e as suas sobrevivências atuais sem assentar dum só golpe o ensino da estima; e reciprocamente é impossível instaurar o ensino da estima sem destruir as múltiplas sobrevivências do ensino do desprezo. Os dois objetivos são inseparáveis. Não se constrói a verdade assente no erro.
Uma obra de purificação nunca pode ser apelidada de negativa. E do ponto de vista do autor, é um pressuposto essencial que não se cesse de a propor ao coração dos cristãos.
Nota: Nesse mesmo ano o autor foi recebido peço Papa João XXIII, que lhe garantiu ´poder levar alguma esperança`. De facto o 'Concílio do Vaticano II' elaborou 2 Documentos para a aplicação de ´Nostra Aetate`.
Surgiram as agremiações denominadas «Fraternidade Cristão - Judaica», onde Judeus e Cristãos dialogam sobre a sua Fé!
O Cardeal Lustiger de origem judaica, Capelão na Sorbonne durante o Maio de 68 procurou distinguir Cristianismo de Regime de Cristandade!
Sem comentários:
Enviar um comentário