«GUIA PARA VISITAR
JORDANIA
TIERRA SANTA»
'DEPARTAMENTO DE TURISMO DE JORDANIA' 1960
«GUIA PARA VISITAR A JORDÂNIA
'DEPARTAMENTO DE TURISMO DE JORDANIA' 1960
«GUIA PARA VISITAR A JORDÂNIA
62 páginas
Entre 1949 , data dos acordos de paz com Israel, o ´Reino da Jordânia` anexou ao seu território a´Transjordânia` , o território da ´Cisjordânia` , hoje conhecido como ´Faixa Ocidental`!
Situação: A Jordânia encontra-se no coração do mundo árabe. Limitada ao norte pela Síria, a leste pela Arábia Saudita e o Iraque, ao sul pela Arábia Saudita, e a oeste pelo território da Palestina ocupado pelos Judeus. (entenda-se ´Estado de Israel`).
Descrição: A Jordânia compreende o território da Transjordânia (entenda-se o atual Reino da Jordânia) e a Palestina Árabe Central (entenda-se a Cisjordânia ou Faixa Ocidental). Por conseguinte a maior parte dos altares sagrados do Cristianismo encontram-se dentro das sua fronteiras: Belém, lugar em que nasceu Jesus; Jericó, onde tiveram lugar muitos dos seus milagres e onde, segundo os arqueólogos, estava situada a cidade protegida por muralhas mais antiga do mundo; Hebron, onde está enterrado Abraão; o rio Jordão, no qual São João Baptista batizou Jesus; o Monte das Oliveiras, Getsemani e a antiga Jerusalém, com as suas muralhas, a cidade santa dos cristãos.
Conclusão: Após o armistício de 1949 e até à «Guerra dos Seis Dias», o Reino da Jordânia anexou os territórios da margem ocidental; o Egipto anexou a faixa de Gaza; quanto ao resto, isto é, o atual Estado de Israel, seria o território da Palestina, logo Israel não existia como Estado!...
Não houve vontade de criar o Estado Palestiniano, pois Gaza e a Margem Ocidental são os territórios hoje reivindicados para a formação do Estado da Palestina!...
Nota:
Durante o domínio Otomano a Palestina era a Síria do Sul!Depois da derrota Turca os britânicos durante algum tempo consideraram a Palestina como a Transjordânia + Cisjordânia!
Sem comentários:
Enviar um comentário