FIGURES
JUIVES
DE
MARX»
´Marx dans l'Idéologie Allemande`
´Marx dans l'Idéologie Allemande`
Elizabeth de Fontenay
Éditions Galilée
Paris, 1973
150 págs.
ISBN-2-7186-0007-1
Nº de edição: 7186
D.L. : 2º trimestre de 1973
Éditions Galilée
Paris, 1973
150 págs.
ISBN-2-7186-0007-1
Nº de edição: 7186
D.L. : 2º trimestre de 1973
Os homens reclamam o direito de reler e de ligar aquilo que foi escrito com o que de facto veio a acontecer! Os aparelhos, a má consciência, a teoria, será que podem por si próprios impedir a interrogação sobre se Marx, por infelicidade e azar, não seria anti-semita?!
Pois bem, se o problema pode parecer, a uma primeira abordagem, deslocado e, até deformado, necessário se torna voltar a colocá-la no seu lugar certo e, assim, restabelecê-lo!
Marx nessa ´Ideologia Alemã` na qual se detém e o retém, simultaneamente o faz com que dela se separe e até a rejeite!...
Desde logo é imperativo retornar aos textos a fim de destruir a patética alternativa que uma leitura imediata e um discurso infligem aos ´filósofos alemães` de século XIX, quando estes se entregam a discursos ´cegos` e a confrontações e juízos sem apelo nem agravo.
Lutar contra o anti- semitismo, é antes de mais saber contra o qual se luta e cessar, por exemplo, de confundir judeus históricos, judeus filosóficos e judeus retóricos.
Nesta obra a autora pretende, não conduzir a um julgamento de Marx ou de o absolver, mas, antes de identificar as figuras judaicas do seu discurso e de explicar que para ele, Marx, a questão aí se podia ou não encontrar!
Índice
Ler «A quetão judaica» com a
'Sagrada Familia'
Geneologia Especulativa de um
Conceito
Migalhas anti-semitas:
A retórica do capital
Conclusões: Quanto ao nome dos
judeus
Anexo
Moses Hess - A Essência do dinheiro
http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2010/05/reflexoes-sobre-o-racismo-reflexions.html
Sem comentários:
Enviar um comentário