«O ano vermelho»
'A Revolução Russa e
seus reflexos no Brasil'
Moniz Bandeira,
Clovis Melo
e A.T. Andrade
Prefácio de Nelson Werneck Sodré
Exemplar Nº 0605
Desenho da capa: Marius Lauritzen Bern
Supervisão gráfica: Roberto Pontual
Retratos de Brasil
Direcção de Nelson Werneck Sodré
Volume 64
Editora Civilização Brasileira S. A.
Rio de Janeiro 1967 ( 1ª Edição )
O ´Ano Vermelho`, da autoria dos jornalistas Moniz Bandeira, Clóvis Melo e A. T. Andrade, é o documento vivo da repercussão que a revolução socialista russa teve no Brasil, em 1917. Realizando um amplo trabalho de pesquisa e coordenação, os autores traçam um quadro o mais completo possível das reações provocadas e da influência que exerceu aquela revolução sobre a vida do país, não só nos meios operários e na imprensa, como nos sectores mais diversos da política e do governo.
Nele, aparecem as personalidades e os órgãos de informação mais importantes da época, avultando desde logo, pela importância do trabalho que realizaram, as figuras de Astrojildo Pereira, Everardo Dias e Edgard Leuenroth.
Livro rico de material informativo, mas também dotado de inestimável valor analítico, constitui o maior acervo de dados já reunidos organicamente sobre o assunto, o que o torna, indubitavelmente, fonte obrigatória de estudo.
«Em novembro de 1917 (Outubro, pelo antigo calendário gregoriano) as massas de operários, camponeses e soldados, sob o comando de Lenine, implantaram na Rússia o primeiro regime socialista.
«Os dez dia que abalaram o mundo», de John Reed, provocaram logo, depois do abalo, violenta reação. O jovem governo soviético, a braços com seríssimos problemas internos, iria enfrentar e vencer a ira do mundo capitalista, em campanhas heroicas e terríveis pelo sacrifício de vidas humanas que exigiam.
Como repercutiu tudo isso no Brasil? Que atitudes tomaram governo e povo? Como reagiram as classes dominantes, as forças armadas e o clero? Que encorajamento tiveram as massas trabalhadores em sua luta por melhores condições de vida?
Neste fascinante livro que é 'O Ano Vermelho' os autores nos dão o documentário vivo do que se passou , em todos os terrenos políticos e sociais, a partir da tomada de poder pelos soviéticos.»
Edição posterior
Sem comentários:
Enviar um comentário