«PARA A HISTÓRIA
DA CULTURA
EM PORTUGAL»
VOLUME I
ANTÓNIO JOSÉ SARAIVA
1º edição, 1946
2º edição. Julho de 1961
3ª edição, Abril de 1969
4º edição, Junho de 1972
PUBLICAÇÕES EUROPA-AMÉRICA
Trabalho dos mais justamente célebres de António José Saraiva, constituído por um conjunto de ensaios que se notabilizaram pela serenidade e penetração dos juízos críticos, pela isenção da doutrina, pelo rigor da informação e pela abundância da documentação, a obra em dois volumes «Para a História da Cultura em Portugal» é neste momento de viragem nacional e mundial, uma ousada superação da rotina e do lugar-comum, um desfazer de mitos e preconceitos, uma verdadeira e corajosa revisão dos pontos de vista fundamentais da cultura portuguesa.
´Aqui se põe o problema da cultura em Portugal ou, mais precisamente, o da viabilidade da cultura em Portugal como sintetiza o próprio autor no prólogo do volume I.
Este volume I surge em nova edição, a quarta. Nele se incluem, além da introdução, em que António José Saraiva esboça as perspetivas do seu trabalho, estudos de importância capital, como ´O Conflito Dramático na Obra de Garrett`, os 'Lusíadas` e o Ideal Renascentista da Epopeia`, bem como três ensaios sobre Oliveira Martins e o seu lugar na evolução da cultura portuguesa.
«PARA A HISTÓRIA
DA CULTURA
EM PORTUGAL» - VOLUME II
ANTÓNIO JOSÉ SARAIVA
1º edição, Novembro de 1961
2ª edição, Julho de 1967
3ª edição. Julho de 1972
PUBLICAÇÕES EUROPA-AMÉRICA
Este volume II da obra de António José Saraiva, ´Para a História da Cultura em Portugal `, que abrange estudos quase todos publicados entre 1947 e 1960, é um livro informativo, enunciador de problemas e revelador de pistas; é um itinerário de trabalho.
Nele continua o autor a equacionar os problemas da cultura portuguesa, desde a base e à luz de uma situação inteiramente nova na nossa história, num momento em que o presente é uma rápida e perigosa curva para o futuro.
Livro de história? Livro de um ´historiador da cultura`, apaixonado pelos problemas do passado, mas interessado nos problemas do presente e do futuro.
Livro de um homem que sabe que só o conhecimento e a inteligência do passado nos permitem assumir perante a história uma atitude ativa e, portanto, transformadora.
Da ´evolução do teatro de Garrett` à ´expressão lírica do amor` na poesia de Garrett; de ´Júlio Dinis e a sua época` a Herculano e o problema da ´propriedade literária`; de Eça de Queirós a
Fernão Mendes Pinto; da ´as duas máscaras de Luís de Camões` a ´Correia Garção e a Arcádia Lusitana`; da Conceção da história em Fernão Lopes à conceção planetária da história em João de Barros; de Gil Vicente a Bertolt Brecht, António José Saraiva patenteia, neste volume em 3ª edição, a rosa-dos-ventos das suas inquietações e a problemática que o preocupa e absorve.
Sem comentários:
Enviar um comentário