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quarta-feira, 9 de maio de 2012

«A Liberdade de Aprender» - D. Hameline e M.- J. Dardelin






      

 
«A Liberdade 
  de Aprender»
´Justificações para um 
   ensino não-diretivo`
 Daniel Hameline  
Marie-Jöelle Dardelin

Tradução de Teresa Maria Martins de Carvalho
Capa de Mendes de Oliveira
Colecção «Psicologia e Pedagogia»
Moraes Editores
Lisboa, 1968
290 pgs

Título original: «La liberté d' apprendre»
Justifications pour um enseignement non-directif»
Les Éditions ouvrières
Paris, 1967




O livro que se apresenta não é obra nem de teóricos, nem de cientistas. Este livro deseja ser antes de mais obra de ´militantes`!... É militante todo aquele que afirma querer justificar a ação que pratica, e não apenas aquele que somente age. O ´militante` pressentiu em quem é conduzido a encontrar, o apelo de certo número de ´urgências`!...
Tem confiança no poder elucidativo da ação, quando esta não pretende ser puro jogo de meios, antes quer ser projeto que julga o acontecimento, aceitando ser julgado por ele. Os Autores declaram que o fim pretendido é instruir ao nível de meros professores, não ao nível de sábios, nem de ´taumaturgos`, pois não são nem uma coisa nem outra.

Porém, a ´urgência` não procura paixões, mas imaginação e poder de decifrar. O método não-diretivo será a ´confiança no poder contagiante e estimulante deste valores`! A atitude não-diretiva apenas causa repugnância à indiferença do coração e do espírito. Quem despreza as pessoas também faz o mesmo com os valores, porém quem estes quer servir não pode impor-se como mestre...Uma opção filosófica sobre a pessoa está portanto presente na pedagogia não-diretiva. Pretender inspirar-se nas realizações de um ensino não-diretivo impõe o esforço para encontrar em si próprio a sua capacidade de transformação!...


Esta obra muito deve a vários artigos publicados de 1963 a 1966 na revista «Orientations». De aí os agradecimentos dos Autores a Didier J. Piveteau, diretor da referida revista.

O Editor português aproveita a oportunidade para lembrar que alguns assuntos a que se alude neste livro não coincidem totalmente com os da realidade escolar portuguesa, o que não invalida o interesse da experiência.
  

                                                                        ÍNDICE

Introdução

                                                                     Primeira parte

                                                             A agonia de uma Educação
                                                                          (Daniel Hamelin)

                                                                      Segunda parte
                                                    
                                                    Novos caminhos em fim de curso

                                                                           Terceira parte
                                                                       
                                                               Reflexões para o futuro




                                                        Capa Da Edição Original

http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2012/05/la-liberte-dapprendre-situation-ii.html

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