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quinta-feira, 10 de maio de 2012

«A liberdade de aprender» - II - Daniel Hameline e Marie Joëlle Dardelin



     

 
  

     «La Liberté 
    d'Apprendre»
               ´Situation II`
´Rétrospective sur un enseignement non-directif`
  Daniel Hameline et Marie-Jöelle Dardelin


Collection «Points d'Appui-Éducation»
Les Éditions Ouvrières
Paris, 1977

«A Liberdade de Aprender»
 'Retrospectiva acerca de um ensino não-directivo'


Foi em 1967 que os Autores publicaram «La Liberté d'Apprendre» - «A Liberdade de Aprender» -ver o ´blog` anterior - . 
Entre 1963 e 1966 redigiram essa obra, tendo sido publicados vários capítulos a partir de 1964 na revista «Orientations». Então qual o motivo dessa referência cronológica antes de qualquer outra consideração? Porque, o menos que se pode dizer, consiste no facto de terem ocorrido coisas depois desse tempo...Ao relerem os textos desses anos 60, os Autores constataram que, era de toda a evidência, esses textos estavam sem qualquer dúvida envelhecidos, mais ainda assistira-se ao envelhecimento das circunstâncias e dos problemas. Já não lhe assistia o desejo, nem a um nem a outro, de discorrer sobre a pedagogia do mesmo modo que antes, há 10 anos, o fizeram: tínhamos mudado de perspetivas, tudo mudara.
Sem dúvida o que mais se alterou, e o que sua vivência e caminhar mudou, foi o estado do sistema educativo e da sociedade ao qual se refere, é o universo dos jovens e a sua articulação com as gerações anteriores, é a própria cultura que mudou.. Todos o sabem! Sem dúvida que 1968 já se encontra longe, recordação muito arcaica de um abalo de cuja memória com dificuldade e pena se tinham desmoronado!
Várias tentativas de alguns encarregados do ensino que se encontravam isolados para instaurar desde o início dos anos 60, um ensino «não-diretivo», começavam a ter um novo significado! De 1969 Daniel Hameline e Marie-Jöelle Dardelin souberam tomar consciência dessa realidade e aprenderam a fazer uma releitura dos seus dez anos de experiência «não-diretiva». Para eles deixara de ser um problema fazer reaparecer a sua obra, esgotada após três edições!...
Esta ´Situação II` constitui por conseguinte um outro livro, muito diferente do primeiro. Aqui apresentam o seguimento e o fim da sua experiência (1966-1973). Aí regressam, a fim de melhor compreender o presente, a evolução das suas práticas e do seu pensamento pedagógico de vinte anos até então. 
Não se trata para eles de narrar a sua vida. O interesse seria medíocre. Porém, sabem que no seu itinerário, estreitamente ligado à história do do sistema de ensino, reconhecerão a sua própria evolução, muitos daqueles que ao ensino e à formação se dedicaram.
Quanto à «não diretividade», da qual estabelecem um balanço na segunda parte da obra, o seu prognóstico é simples: como ´método`, não tem futuro no sistema de ensino, Sem futuro, dado não representar uma alternativa plausível! Sem futuro, pois que o próprio conceito de ´método não-diretivo` é incapaz se ultrapassar a suas inerentes contradições. 
Em contrapartida uma ´pedagogia do potencial pessoal`, tal como a descrevem, não poderá deixar de mobilizar a ´atitude` e a ´inspiração` «não-diretivas» que, na sua perspetiva continuam, a seus olhos, a guardar uma atualidade escaldante.


Quanto aos autores à data da publicação deste livro:

Marie-Jöelle Dardelin foi professora de filosofia no Ensino secundário durante dez anos. Participou de modo ativo na formação de encarregados de ensino e de educadores. Foi uma das realizadoras da Universidade pedagógica de Verão (1969-1973). É diretora-adjunta do Centro de Psicologia escolar do Ensino católico em Nouméa. É autora de «La Liberté de croire» -A liberdade de crer» - 1969.


Daniel Hameline, depois de ter ensinado filosofia no Ensino secundário e psicologia nas Faculdades livres de Angers, foi durante oito anos (1966-1974) um dos animadores permanentes do Instituto superior de Pedagogia do Instituto católico de Paris, tendo participado em numerosas ações de formação de pessoas encarregadas de ensinar e de formadores, tanto em França como no estrangeiro. Defendeu uma tese de doutoramento de Estado em 1971 («Du Savoir et des hommes, contribuition à l'analyse de l'intention d'instruir» - (´Do Saber e dos homens, contribuição para a análise da intençao de instruir`). É mestre de conferências de Ciências da Educação na Universidade de Paris-Dauphine. Outras obras: «Attention Écoles!» (1969), «Maîtres et élèves» (1973), «Un groupe de sensibilisation dénseignants» (1975), etc.

http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2012/05/liberdade-de-aprender-daniel-hameline-e.html

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