Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

«Perfil dos atingidos» - Projeto Brasil: Nunca Mais - Tomo III do ´Projeto A`








«Perfil dos atingidos»
Projeto Brasil: Nunca Mais

Tomo III  do ´Projeto A`

Mitra arquidiocese de São Paulo

Diagramação: Daniel Santa'Anna
Petrópolis - 1988
311 págs.



O ´Projeto A` contém as conclusões da pesquisa 'Brasil: nunca mais'. As 6.891 páginas, repartidas em 12 volumes estão resumidas no ´Projeto B` (O livro 'Brasil nunca mais- uma relato para a história-prefaciado por D. Paulo Evaristo Arns) e foram reproduzidas 25 vezes em ´offset`, formando 25 coleções de 12 volumes cada, a fim de serem doadas a entidades de direitos humanos, pesquisa e documentação no Brasil e no exterior, para uso particular e não comercial, conforme estabelecido desde o início do processo e de acordo com o que está escrito na página 12 da 1ª edição do livro `Brasil: Nunca Mais` (15.07.85) e em todas as 19 edições subsequentes. 
Abreviatura: ´BNM`


Este projeto iniciou-se em total sigilo, sendo realizado clandestinamente entre 1979 e 1985.


Este livro «Perfil dos atingidos» é ainda mais importante, segundo opinião altamente qualificada, do que o já então indiscutível livro 'Brasil nunca mais'. Nem mesmo o exército tinha um ´dossier` tão completo dos subversivos!...

Nele estão retratadas duas mentalidades e posições significativas e contrastantes da história do Brasil: por um lado, a reação desesperada, violenta, idealista e/ou corajosa de grupos minoritários que se opunham à repressão e lutavam pela liberdade e o direito de discordar dos caminhos da ditadura militar; e por outro, a paranoia de certos grupos militares da repressão que identificavam subversão em todo e qualquer grupo que ousasse reivindicar o seu direito à liberdade.
O livro reconstitui o pensamento e a história dos atingidos. Diante dos tribunais depuseram os próprios atores da História, falando de seus partidos, entidades e pessoas.

O conteúdo deste livro, como tal, revela a intolerância de setores da Revolução de 1964, motivada pela insegurança das próprias posições ideológicas. Ideais mal digeridos produziram descaminhos bem lamentáveis O livro é outrossim, uma radiografia do medo diante os inevitáveis conflitos provenientes da convivência democrática, medo este que gerou tanta violência.

Neste livro, o trágico e o ridículo se perfilam, marcham sob a mesma cadência.

Houve exageros de lado a lado. Boa vontade, incompetência, idealismos, zelos descabidos, direitos, anseios de liberdade, medos e violências moldaram anos da história do Brasil.

Tristes anos! Anos que estão bem expressos no repúdio da consciência coletiva e no título duro e irretocável deste livro: 'Perfil dos atingidos'.





Sem comentários:

Pesquisar neste blogue