«INTRODUÇÃO
À POLÍTICA»
ANTÓNIO MARQUES BESSA
JAIME NOGUEIRA PINTO
ANTÓNIO MARQUES BESSA
JAIME NOGUEIRA PINTO
COLECÇÃO ENSINO LIVRE
EDIÇÕES DO TEMPLO
1ª Edição 1977
EDIÇÕES DO TEMPLO
1ª Edição 1977
373 pags
INTRODUÇÃO
António Marques Bessa
Jaime Nogueira Pinto
ÍNDICE
I - O PODER NA HISTÓRIA
- O MUNDO ANTIGO
- A REPUBICA CHRISTIANA
- O NOVO PRINCIPE
- O TEMPO DAS REVOLUÇÕES
II - A CIÊNCIA DO PODER
- O PODER
- O ESTADO
- OS REGIMES POLÍTICOS
III - A SOCIOLOGIA DO PODER
INTRODUÇÃO
A intenção primeira desta obra foi dar a professores e estudantes da Disciplina de Introdução à Política do 1º ano do Curso Complementar, um instrumento de trabalho acessível e completo. que cumprindo as exigências do Programa Oficial, possa servir também, através da abordagem dalguns temas essenciais da moderna Ciência Política - como as Ideologias e a Classe Dirigente - para dar ao leitor português um panorama mais completo dos problemas respeitantes ao Poder Político.
Deste modo, o presente livro não é um mero texto escolar, mas procura servir a todos aqueles cujo interesse cívico ou curiosidade intelectual solicitam a debruçar-se sobre as questões políticas, na intenção de se estabelecerem sobre as suas linhas fundamentais, terminologia e conceptualização.
A estrutura do volume compreende uma primeira parte histórica, onde ficam registados cronologicamente, o aparecimento e eclosão das doutrinas e instituições que estão na base dos sistemas políticos vigentes no mundo moderno, analisando o seu enquadramento ideológico, económico e social. Atendeu-se particularmente aos fenómenos revolucionários, à sua mecânica, consequências e balanço. Esta matéria, não sendo de estudo obrigatório, constitui entretanto um precioso auxiliar para o entendimento do que se segue, fornecendo muitos elementos complementares para a génese das ideologias e regimes.
A segunda parte - A Ciência do Poder - inclui sucessivamente a análise e estudo da Ciência Política, do Poder Político, do Estado, da Seleção dos Governantes, das Ideologias e da Classe Política, culminando na análise do conceito, descrição e classificação dos Regimes políticos. Aqui de desenvolve mais pormenorizadamente, de acordo com as indicações e alíneas do programa e por ser o sistema presentemente dominante no mundo euroamericano, o estudo dos princípios, instituições e funcionamento do regime democrático.
Na terceira parte, - Sociologia do Poder, - estudam-se as relações do fenómeno político com o quadro social em que se insere, com particular atenção aos fenómenos de conflitualidade e vinculação social. Nestas matérias seguiram-se, praticamente a par e passo, os sumários do Programa Oficial.
Na elaboração e metodologia da obra, os autores encontraram-se perante a alternativa de cumprir à risca o Programa do MEIC, cuja estrutura contém lacunas importantes e é marcada por determinada orientação ideológica, com evidente prejuízo das finalidades didáticas da disciplina, ou optar por uma perspetiva independente, deixando de lado o Programa Oficial. A questão foi resolvida por um critério pragmático, adotando-se uma estrutura própria de exposição, dentro da qual se incluíram, entretanto. as questões e alíneas do Programa Oficial.
Finalmente, numa matéria tão suscetível de implicações ideológicas, os autores procuraram observar o mais estrito rigor científico, socorrendo-se e apoiando-se nas obras dos especialistas mais autorizados, e tentando respeitar, na exposição de correntes e doutrinas, quer os textos dos seus corifeus, quer um tom de objetividade, no sentido de descrição dos eventos. Não abdicando das suas opiniões ou posições, tiveram o cuidado de que em ponto algum implicassem um obscurecimento ou distorção da exposição da realidade, que deve presidir a todo o trabalho de investigação ou divulgação científica.
António Marques Bessa
Jaime Nogueira Pinto
ÍNDICE
I - O PODER NA HISTÓRIA
- O MUNDO ANTIGO
- A REPUBICA CHRISTIANA
- O NOVO PRINCIPE
- O TEMPO DAS REVOLUÇÕES
II - A CIÊNCIA DO PODER
- O PODER
- O ESTADO
- OS REGIMES POLÍTICOS
III - A SOCIOLOGIA DO PODER
A política é uma ciência, e uma ciência que se aprende. Tem princípios, definições, fundamentos precisos; é contrária ao sectarismo, ao dogmatismo, ao verbalismo sentimentalista e inócuo que abusa da felicidade dos povos e explora a boa vontade dos homens.
Ciência que é, exige claridade, correção, objetividade, espírito aberto e despreconceituado; só assim se tornará possível saber das razões que podem levar os homens a procurar alguma felicidade aqui na terra. Tanta quanto se acredite que a política nos pode dar.
+ http://novadireita.blogspot.com/2006/06/entrevista-antnio-marques-bessa.html
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