«CRUZ NEGRA»
ou
´ O Sumário da Conspiração contra o Líbano
`
'União SocialistaÁrabe`
Formação Nasseriana
Livro traduzido nos seguintes idiomas:
Francês, Inglês e Espanhol
Beirute, Julho de 1976
Francês, Inglês e Espanhol
Beirute, Julho de 1976
299 págs.
Esta obra, escrita em língua castelhana. está repleta de ´informação` e é ´pródiga` em imagens, a preto e branco bem como a cor, procurando narrar a ´Guerra Civil` no Líbano, de 1968 a 1975!
«Os Novos Cruzados e a Partilha»
Em conclusão e a seguir à fotografias dos líderes egípcio e líbio,
Esta obra, escrita em língua castelhana. está repleta de ´informação` e é ´pródiga` em imagens, a preto e branco bem como a cor, procurando narrar a ´Guerra Civil` no Líbano, de 1968 a 1975!
Começa por afirmar:
ESTE LIVRO REFLECTE:
- AS DIMENSÕES DA CONSPIRAÇAO URDIDA
CONTRA A NOSSA NAÇÃO ÁRABE -
-O SEU IMPACTO E TODO O SEU HORROR.
QUEREMOS QUE ESTE LIVRO SEJA UMA
IMAGEM FIEL E COMOVEDORA DE
NOSSAS TERRÍVEIS VIVÊNCIAS`
União Socialista Árabe,
Formação Nasseriana.
O livro manipula de modo faccioso os acontecimentos decorridos entre 1968 e 1975 no Líbano, país à época de maioria Cristã Maronita! A Constituição dispunha que se o Presidente da República fosse cristão, o Primeiro Ministro seria Muçulmano, e vice-versa!
Acontece que tendo já havido grades tensões nesse país, com a intervenção de Nasser, no tempo da famosa ´República Árabe Unida`, formada no ano de 1958 entre o Egipto e a Síria, tendo findado em 1961, com o Egipto a continuar a usar essa designação até 1971!...
Apesar da enorme cópia de transcrição de ´documentos`, para não falar de imagens, é evidente que é uma obra de propaganda à maneira da ´Agitprop` Soviética!
Como em 1968 a Organização de Libertação da Palestina (OLP) invadisse o Líbano, aqui na obra entende-se que esse país, para além ter de aceitar o facto com agrado ainda deveria permitir que essa organização fosse quem dirigiria o Líbano! Tratava-se de fazer pender o Líbano para o lado que agradava a Nasser e também a Muammar al-Gaddafi, bem como à OLP, que nesse país encontraria ´santuário` na sua luta contra o Estado de Israel!
Havia dois interesses, acabar com a Constituição, que protegia a maioria relativa Cristã, que é denominada de ´Seita` Maronita (!) e dar à OLP, em tudo obediente a Nasser, um modo de dominar o Líbano.
Além destas intenções haveria a possibilidade de ficar com fronteira com a Síria que Nasser odiava desde 1961 e ainda mais a partir de 1963 quando o ´Baa'th` tomou o poder na Síria!
Os cristãos defenderam-se, e a ´Falange`cristã exagerou, tendo cometido crimes,tal como irá aconter em 1982, durante a chamada operação «Pax na Galileia». Porém, a Síria acabou por intervir tendo havido um cordial encontro entre o Presidente sírio Hafez al-Assad com o Presidente libanês Suleiman Franjieh em 1975, facto que vem acabar com a ´esperança` acarinhada por Nasser e a O.L.P.
O grande dirigente socialista ´Druzo` libanês, Kamal Jumblat é ignorado no corpo da obra, surgindo apenas num fotografia! Infelizmente seria assassinado em 1977.
Frustradas as intenções de dominar o Líbano, surgem acusações ao ´Sionismo` , refere-se a obra do jornalista indiano R. K. Karanjia, e a sua afirmação do punhal cravado por Israel na Nação Árabe, o que de facto é afirmado numa sua obra ´Israel is a dagger in arabs body`. Ao livro foi dado o título «O punhal de Israel»!
Em suma toda a narrativa, agravada pelo encontro dos dois presidentes, termina com um capitulo, o ´Oitavo`:
«Os Novos Cruzados e a Partilha»
Em conclusão e a seguir à fotografias dos líderes egípcio e líbio,
afirma-se de novo:
União Socialista Árabe,
AQUI ESTÃO OS SEUS ARGUMENTOS, E AQUI ESTÃO OS NOSSOS, DISSERAM O QUE TINHAM A DIZER.
SÓ A NAÇÃO ÁRABE, OBJECTO DO COMPLOT, E A CONSCIÊNCIA HUMANA, PODERÃOARBITRAR.
Formação Nasseriana.
Sem comentários:
Enviar um comentário