TIPOS PSICOLÓGICOS
A Teoria junguiana dos tipos psicológicos revela um intuição profunda. Distingue Jung, os tipos 'Introvertido' e 'Extrovertido', conforme a atitude da pessoa perante a realidade, tenha ela sido principalmente condicionada por factores 'objectivos' e 'subjectivos'.
Define e acrescenta os 'tipos funcionias'! São quatro modos típicos de comportamento, motivados respectivamente pela 'sensação', pelo 'pensamento', pelo 'sentimento' e pela 'intuição'.
Chama ao 'pensamento' e ao ´sentimento «funções racionais», porque se referem aos valores. A 'sensação' e a 'intuição' são, pelo contrário, «funções irracionais», pois operam com 'percepções'.
É esta a Teoria desenvolvida e proposta no seu livro «Tipos Psicológico'. Aqui 'líbido' é o nome que jung confere à totalidade da 'energia psíquica' , no seguimento da obra que inclui o seu doutoramento, «A Energética Psiquica»!
Assim para Jung o termo 'líbido' assume um sentido mauito mais vasto daquilo que Freud equociana especificamente com o instinto sexual. Vistos em sequência, os acontecimentos psíquicos constituem um dispêndio dessa energia...
Sem comentários:
Enviar um comentário