«UM MITO MODERNO»
'Sinais do Céu'
C. G. JUNG
Prefácio e tradução de
José Blanc de Portugal
Lisboa, 7 de Fevereiro de 1962
Ensaio
Editorial Minotauro, Lda
293 páginas
Título Original
'Ein Moderner Mythus'
Nada mais difícil do que apreciar no seu justo valor o alcance dos acontecimentos contemporâneos, pois os nossos juízos a seu respeito arriscam-se realmente imenso a resvalarem para subjectivismos. Tenho perfeita consciência do risco que vou correr, ao preparar-me para dar a conhecer a minha opinião sobre certos acontecimentos a que atribuo importância e significado. Trata-se desses rumores, desses boatos correntes oriundos de todos os pontos do globo, que nos falam de objectos arredondados a circularem pela nossa troposfera! Esse rumor, esses boatos, e o problema da eventual existência física dos objectos voadores que evocam parecem-me de tal importância tal, que julgo meu dever lançar um brado de alarme o como fiz na época em que se preparavam os acontecimentos que deviam ferir a Europa no mais fundo de si própria!
C.G.Jung
cf. Carl Gustav Jung 'Wotan' (1936)
É de lamentar o prefácio um tanto hostil de José Blanc de Portugal. Esta é a última que Jung refere como sua! O livro escrito por Aniela Jaffé, 'Memórias, Sonhos, Reflexões' é considerado por Jung já não ser obra sua, antes da autora, pese embora terem trabalhado em conjunto!
Uma outra atitude hostil pode encontrar-se na Revista 'Brotéria' , Vol. LXXII. - Lisboa - 1961, a página 255 da autoria do Jesuita Agostinho Veloso, intitulado 'Para além da Psicanálise' (A propósito da morte de Jung.)!
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aniela_Jaff%C3%A9
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aniela_Jaff%C3%A9
https://skocky-alcyone.blogspot.com/2009/12/wotan-1936-o-deus-da-guerra-germanico.html
https://skocky-alcyone.blogspot.com/2010/02
Edição Brasileira
UM MITO MODERNO SOBRE COISAS VISTAS NO CÉU
OBRAS COMPLETAS DE C.G. JUNG - VOLUME X/4
EDITORA VOZES, 2a EDIÇÃO
- Um mito moderno sobre coisas vistas no céu
- Autor(a): C. G. Jung
- 2 ed. - Petrópolis, RJ - Editora Vozes - 1991 - 131 p.
- ISBN: 85.326.0681-4
- Tradutor(a): Elva Bornemann Abramowitz
- Resumo:
- O boato mundial sobre os “discos voadores” coloca um problema que desafia também um psicólogo como C. G. Jung por uma série de motivos. A primeira pergunta é a seguinte: eles são reais ou simples produtos da fantasia?
"....O outro artigo, sob o título "No Flying Saucers, U. S. Expert says", refere-se ao depoimento categórico do Dr. Hugh L. Dryden, diretor do Comitê Nacional de Supervisão da Aeronáutica, de que não existem OVNIs. Não se pode deixar de dar o devido reconhecimento ao constante ceticismo de DRYDEN, já que, face à monstruosidade do boato, este confere inabalável expressão ao sentimento de
"crimen laesae maiestatis humanae" (crime de lesa-majestade).
Se fecharmos um pouco os olhos para passar por cima de alguns detalhes, podemos aderir ao julgamento racional da maioria, que é advogado por DRYDEN, e entender os milhares de relatórios sobre OVNIS, com todos os seus pormenores, como um boato visionário, e tratá-los da mesma forma. O resultado objetivo disto seria uma coletânea impressionante de observações e conclusões errôneas, nas quais se projetam condições psíquicas subetivas...."
https://skocky-alcyone.blogspot.com/2009/12/wotan-1936-o-deus-da-guerra-germanico.htmlhttps://skocky-alcyone.blogspot.com/2010/10/discos-voadores-seu-enigma-e-sua.html

Sem comentários:
Enviar um comentário