terça-feira, 15 de setembro de 2009

«A Comunicultura» - ' Para uma Cultura da Comunicação'




            «La 
         communi
          culture»

          'Pour une culture 
                       de 
          la communication'
             Jean Castarède
                 Jean Sur

Monde Ouvert
Éditions Stock 1980
Nº d´editeur: 4206
Nº d'imprimeur: 26333
Dépot l´égal; 
4e. trimestre 1980
 54-39-2990-01
ISBN 2-234-01347-X
296 pags.



Passar da comunicação da cultura à cultura da comunicação, 
eis o que os autores exprimem, à sua maneira: 

- a história da nossa geração,
- as iniciativas culturais dos nossos dias,
- as informações que nos convergem do futuro,

que formam as três partes desta obra. Na origem, estas duas noções confundem-se e a cultura é o domínio privilegiado da comunicação como o atestam os signos que os primeiros homens inventam para se exprimir. E posteriormente, sob a pressão de fatores humanos ou tecnológicos, vêm a divergir. De aí resulta uma desvalorização espetacular de mil comportamentos culturais, que achamos necessários ao mesmo tempo que, a contragolpe, um violento apelo faz com que se levantem novas exigências.

Quer se trate de espetáculos, da televisão, de livros, da música, das artes plásticas ou ainda da formação permanente ou da vida sociopolítica, um emaranhado de desejos cria um novo ´clima`, uma nova cultura: a comunicultura. Não se trata nem de uma teoria, nem de uma receita. Antes de um sinal de reconhecimento de que se trata tentar um início de exploração. Procura-se ensaiar, de traduzir neste diálogo, alguns dos sinais desta nova cultura tal como os encontramos em nós e fora de nós.

Desejo de procurar, para lá das necessárias diferenças, as convergências sem as quais não existe civilização. A comunicultura não é uma descoberta, nem especialidade. Trata-se de um meio de procurar convidar os leitores a medir a trama real da sua existência e daí tirar as consequências para a vida social.



          

     




Sem comentários:

Enviar um comentário